Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 22/8/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 108 óbitos por Coronavírus

Blumenau registrou neste sábado, dia 22, a confirmação de mais um óbito em decorrência de Coronavírus, chegando a 108 mortes da cidade. A vítima era uma um homem de 58 anos, com comorbidades que estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 31 de julho.

A cidade soma ainda 11.204 casos confirmados de Coronavírus, 58 pessoas a mais que o registrado na última sexta-feira, dia 21, quando o município contabilizava 11.146 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 39.103 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 1.321 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.282 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 66 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 48 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 18 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 38 pacientes são de Blumenau (33 confirmados e 5 em análise) e 10 pacientes da região (todos confirmados). Já em enfermaria são 15 de Blumenau (6 confirmados e 9 em análise) e 3 da região (2 confirmado e 1 em análise).
O município contabiliza também 9.775 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Defesa Civil registrou amanhecer mais frio do ano em Blumenau

Neste sábado, dia 22, a diretoria de meteorologia da Secretaria de Defesa Civil de Blumenau (Sedeci) registrou o amanhecer mais frio do ano em Blumenau. A temperatura chegou a 3,7°C, na estação do Parque Ramiro Ruediger, às 6h45. O declínio da temperatura ocorre devido à atuação de uma massa de ar frio e seco de origem polar sobre Santa Catarina.

Antes disso, o amanhecer mais frio do ano em Blumenau, havia sido registrado no dia 10 de julho, quando a temperatura chegou a 6,6°C.

As baixas temperaturas devem se manter no domingo, dia 23, com o deslocamento de umidade do mar, que favorece a presença de muitas nuvens em Blumenau alternadas por rápidas aberturas de sol. Na segunda-feira, dia 24, a circulação marítima mantém a presença das nuvens na maior parte do dia. As temperaturas seguem baixas ao amanhecer ainda por influência da massa de ar frio de origem polar e oscilam entre 7°C e 9°C no domingo e entre 10°C e 12°C na segunda-feira. As máximas variam entre 18°C e 20°C durante as tardes.


Atendimento para a população em situação de rua

A Abordagem Social é o serviço que está nas ruas e faz a busca das pessoas em situação de rua ofertando os outros serviços da Secretaria, como abrigos e atendimentos do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP). Eles também entregam cobertores e máscaras aos usuários. Ao encontrar uma pessoa em situação de rua, o contato pode ser feito pelos telefones (47) 9.9945-9630 ou 3381-6510. A equipe atende de segunda a sexta-feira das 5h30 da manhã à 1h madrugada e finais de semana das 8h às 20h.

As pessoas em situação de rua podem ser encaminhadas para o Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) ou para um dos Abrigos Provisórios. Estes emergenciais foram abertos no início da pandemia da Covid-19 e neste momento de frio intenso auxiliam para que mais pessoas possam estar acolhidas.

No Centro POP o público que não adere aos serviços dos abrigos são atendidos com alimentação, higiene pessoal e atendimentos psicossocial. Também é repassado cobertores e roupas para os usuários. O Serviço atende das 7h às 16h e está localizado na Rua Clara Persuhn, 192, Bairro Itoupava Seca. O telefone para contato é o 3381-6509.

  

Transporte coletivo retorna com escala de horários e regras de prevenção ao Coronavírus

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), informa o retorno do transporte coletivo a partir da próxima terça-feira, dia 25. A operação iniciará com escala especial para atender exclusivamente nos começos e fins de manhã e tarde, com regras rígidas para prevenir o contágio pelo Coronavírus. O horário especial tem como objetivo também evitar a circulação de pessoas que não necessitam do transporte para trabalho ou assuntos médicos, além de levar em consideração a capacidade de atendimento da empresa, tendo em vista a queda de arrecadação da mesma durante a pandemia. O serviço está suspenso em razão do decreto nº 792/2020 do Governo do Estado, que se encerra na próxima segunda-feira, dia 24.

A operação terá três janelas de atendimento: 5h30 às 8h30, 11h30 às 14h30 e das 16h30 às 19h30. Os períodos foram definidos com base na demanda e horários com maior circulação de pessoas quando ocorreu a retomada em junho deste ano.

Todos os terminais terão à disposição ônibus de apoio, que poderão ser acionados quando a situação exigir. Além disso, será promovida a fusão de algumas linhas e a exclusão de outras de baixa demanda. Serão feitas avaliações semanais e à medida que os números comprovarem a necessidade, a operação será revista e poderá ter um incremento na oferta de linhas e horários.

Para retomada do transporte coletivo será exigido uso de máscara e será disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos. Outra medida para garantir a segurança de funcionários e usuários será a testagem de todos os trabalhadores da Seterb que estão envolvidos na operação do transporte coletivo e da Blumob no sábado, dia 22 e segunda-feira, dia 24.

Neste primeiro momento, o transporte coletivo funcionará de segunda a sexta-feira, nos horários estabelecidos. Aos sábados e domingos, somente funcionarão as linhas exclusivas para profissionais da saúde. Entre as obrigatoriedades estabelecidas está a redução em cada viagem do número de passageiros em 60% da capacidade dos ônibus.

O Município entende que o cumprimento do limite máximo de passageiros é uma responsabilidade da empresa concessionária e não medirá esforços para garantir o respeito do limite estabelecido, visando sempre à segurança da população.

Vale ressaltar que a secretaria segue com o papel do município em manter a transparência e conta com o apoio da população, que pode fazer denúncias informando linhas e horários na ouvidoria da Seterb pelo telefone 156, opção 3.

Confira abaixo as ações de prevenção que serão desenvolvidas neste retorno das operações:

* Ampliação da equipe de limpeza a fim de intensificar diariamente a higienização dos terminais e da parte interna de todos os veículos;

* Disponibilização de álcool gel 70% nos Terminais, para uso dos colaboradores e dos usuários, evitando que eles sejam agentes de transmissão do Coronavírus;

* Deverão ser mantidas abertas todas as janelas dos veículos, possibilitando maior circulação de ar.

* Conforme as necessidades serão ampliadas gradativamente os veículos em horários de “pico”, garantindo desta forma o distanciamento social exigido nesta situação;

* As linhas passarão por vários ajustes buscando atender basicamente, neste primeiro momento, apenas os passageiros que precisam ir ao trabalho, aqueles que buscam algum atendimento na área da saúde, ou aquelas pessoas que necessitam resolver seus problemas particulares que não possam ser feitos de forma não presencial. O objetivo é atender satisfatoriamente a demanda de passageiros em horários de movimentação, e reduzir ao máximo a exposição dos colaboradores e dos passageiros.

* Será obrigatório o uso de máscaras de proteção individual por todos os Passageiros, dentro dos ônibus da Frota de nossa cidade, como também nos Terminais de Integração e na Loja de Atendimento da BluMob a fim de preservar a saúde de todos;

* Proibição do Pagamento da Tarifa com Papel Moeda (Dinheiro) dentro dos ônibus por Tempo Indeterminado, onde Pagamento da Tarifa com cartão, sempre será por meio do sistema de bilhetagem eletrônica;

* Devido ao alto risco de contágio e contaminação, fica terminantemente proibido o uso do transporte coletivo pelos idosos acima de 60 anos, considerando que estes compõem o grupo mais vulnerável a desenvolver complicações com maior gravidade pela Covid-19. Essa medida é por tempo indeterminado e visa o bem-estar, a preservação da saúde e a valorização das pessoas. Com isso, haverá o bloqueio do uso de cartão Melhor Idade. A entrada pelas portas traseiras dos ônibus com a apresentação do documento de identidade também está proibido neste período.

* Comunicação quanto aos cuidados de higiene já fixada em todos os ônibus, terminais e loja.

* Todas as medidas que estão sendo tomadas, tem como base o que já vem acontecendo no Transporte Coletivo em outras cidades do Brasil. A Seterb ressalta que a situação será avaliada continuamente e conforme o andamento, outras ações de prevenção ainda poderão ser tomadas;

Orientações para operadores /funcionários:

* Evitar aglomerações e contato próximo, como aperto de mãos, conversas, etc;

* A empresa fornecerá aos funcionários máscaras de proteção individual, álcool gel 70% e óculos de proteção;

* Funcionários do grupo de risco terão tratativa especial.

Orientações para uso dos terminais:

* É recomendado que as pessoas evitem ao máximo circular por ambientes externos para evitar a dispersão do vírus, Serão intensificadas também as medidas de higienização dos veículos, com ampliação da frequência de limpeza de assentos, pisos, corrimãos, maçanetas, etc;

* Haverá intensificação do monitoramento e fiscalização da higienização dos banheiros dos terminais;

* Em todas as plataformas dos Terminais, haverá demarcações no chão sinalizando o distanciamento social mínimo de 1,5 metro entre os passageiros, para organizar filas ao acessar os ônibus;

* Disponibilização de pias para higienização das mãos em todos os terminais.

Lojas e quiosques nos Terminais:

* Os pontos comerciais e lanchonetes dentro dos terminais deverão obrigatoriamente disponibilizar dispenser com álcool em gel 70% a todos os clientes. Os funcionários deverão utilizar máscaras de proteção individual, como também adotar ações para evitar a aglomeração de pessoas, garantindo o distanciamento social necessário.

 
Transporte exclusivo para profissionais da saúde terá alteração nos horários

Diante da retomada do transporte coletivo geral para a população de Blumenau, a partir desta terça-feira, dia 25, a Secretaria de Trânsito e Transporte (Seterb) promove alterações nas linhas especiais, com itinerários diferenciados e temporários, para atendimento e deslocamento exclusivo de profissionais da área da saúde. O transporte seguirá sendo oferecido de segunda a domingo, exclusivamente para profissionais da saúde em geral, que atuam em Blumenau e são vinculados aos hospitais Santa Isabel, Santa Catarina, Santo Antonio e PA da Unimed.

As linhas devem atuar até a normalização do transporte coletivo na cidade e para fazer uso do transporte, os profissionais precisam estar devidamente identificados com documentos e/ou crachás que comprovem o vínculo empregatício. A partir de terça-feira será incluída duas viagens às 7h18 e 13h18, saindo da Rua Itajaí (Rua Pedro Krauss Sênior) até o Terminal da Fonte.

Confira neste link a nova programação de horários, linha e, roteiros.

 
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade também pode continuar utilizando o atendimento virtual, via Whatsapp, durante todo o final de semana. O Alô Saúde Blumenau, mantém as orientações por meio do Whatsapp no telefone (48) 4042-0330 com funcionamento 24 horas por dia.

 
Ambulatório da Vila Germânica registra 65 atendimentos

Neste sábado, dia 22, 65 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 48 testes realizados no local.  

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 
Ambulatório Geral faz atendimento para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, o Ambulatório Geral (AG) da Velha também disponibilizou testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. Somente neste sábado, dia 22, a unidade realizou 8 atendimentos pelo Rápido Covid-19.



postada em 22/08/2020 18:42 - 1412 visualizações



Fotos