Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 20/1/2021
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus.

Blumenau registra 91 novos casos de Coronavírus

Blumenau registrou nesta quarta-feira, dia 20, 34.670 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 91 a mais do que registrado na terça-feira, dia 19, quando o município contabilizava 34.579 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 5 foram por meio do RT-PCR, 7 por testes rápidos e 79 de antígeno. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 115.029 testes para Covid-19. Somente nesta quarta-feira, dia 20, foram processados 422 exames. Entre os casos positivos, 836 pacientes estão em tratamento. Destes, 766 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos confirmados de Blumenau e região, 92 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 50 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 42 em enfermaria. Destes na UTI, 38 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 12 pacientes da região (11 confirmados e um em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 53%. Já em enfermaria são 33 pacientes de Blumenau (sendo 32 confirmados e um em análise) e 9 da região (todos confirmados), com taxa de ocupação de 24%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 299 atendimentos, com 48 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 33.556 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. Além disso, a cidade registra 278 óbitos decorrentes da doença.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
 

Prefeita em exercício visita local onde vai ocorrer a vacinação contra a Covid-19

A prefeita em exercício de Blumenau e coordenadora do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, Maria Regina de Souza Soar, visitou nesta quarta-feira, dia 20, a estrutura que está sendo montada no Setor 1 do Parque Vila Germânica para a vacinação. O Secretário de Promoção da Saúde (Semus), Winnetou Krambeck, e uma equipe da Semus acompanharam a visita.

No local, estão sendo estruturadas áreas para a recepção e espera dos imunizados, além de seis salas de vacinação. Aproximadamente 15 profissionais entre vacinadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão envolvidos no atendimento. Maria Regina Soar salienta que todos os critérios de logística, recebimento e distribuição das doses estão sendo realizados. “Seguimos as orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a imunização em Blumenau. A estrutura atende todos esses critérios e os nossos profissionais da Secretaria de Promoção da Saúde estão preparados para o início das imunizações”, afirma.

Como será a vacinação:

A vacinação vai ocorrer em quatro etapas e deve imunizar aproximadamente 70 mil pessoas dos grupos prioritários, algo em torno de 140 mil doses, levando em conta as duas aplicações exigidas. Porém, foram recebidas na cidade 3.400 doses neste primeiro momento. Na primeira fase o município vai imunizar os profissionais que atuam nas UTIs Covid-19, nas emergências Covid-19, no atendimento clínico hospitalar Covid19, do SAMU, trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência) e as equipes de vacinação que estiverem diretamente envolvidas na imunização dos grupos elencados para esta etapa. As fases seguintes serão anunciadas conforme disponibilidade de vacinas e demanda dos grupos prioritários.

Os grupos prioritários poderão fazer agendamento da vacina por meio do site da prefeitura, pelo aplicativo Pronto Mobile e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2). Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema vai agendar o retorno para a segunda dose da vacina, dentro do prazo adequado de retorno. Porém o agendamento só será aberto após a chegada de novas remessas por parte do Ministério da Saúde.

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, em decorrência da pandemia, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.

 

Fast-tracks e Ambulatório da Vila Germânica fazem 282 testes para Covid-19

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o atendimento rápido Covid-19 (fast-track) localizado no CSU Fortaleza, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do CSU Fortaleza, estes locais atendem das 7h às 19h. No fast-track do AG Escola Agrícola o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações de intercorrências relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.

Somente nesta quarta-feira, dia 20, as unidades fizeram 363 atendimentos e 282 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.



postada em 20/01/2021 17:40 - 3172 visualizações



Fotos