
Blumenau registra 106 novos casos de Coronavírus
Blumenau registra nesta quarta-feira, dia 18, um total de 63.832 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 106 a mais do que registrado na última terça-feira, dia 17, quando o município contabilizava 63.726 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, dois foram por meio de teste RT-PCR, quatro por teste rápido e 100 antígenos.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 240.092 testes para Covid-19. Somente nesta quarta foram processados 746 exames. Entre os casos positivos, 543 pacientes estão em tratamento. Destes, 500 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 50 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 23 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 27 em enfermaria. Destes na UTI, 22 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e um paciente de outra cidade (confirmado) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é 34,8% em relação a capacidade atual de ocupação, com 66 leitos ativos. Já em enfermaria são 22 pacientes de Blumenau (21 confirmados e um em análise) e cinco de outros municípios (quatro confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 15,3%.
O município contabiliza também 62.668 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. O município registrou nesta quarta-feira mais dois óbitos. Uma das vítimas é uma mulher de 71 anos, com comorbidades, que estava internada desde 12 de junho. A outra vítima é um homem de 73 anos, que estava em UTI desde o dia 2 de junho e faleceu no dia 14 de agosto. Blumenau registra agora 621 óbitos por Coronavírus.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Blumenau já aplicou 291.681 vacinas entre 1ª, 2ª e dose única
Nesta quarta-feira, dia 18, foram aplicadas 2.049 vacinas da primeira dose (198.702 vacinados até o momento) e 1.066 da segunda dose ou dose única (92.979 imunizados até o momento). O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a Prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização. Blumenau já aplicou 291.681 vacinas entre 1ª, 2ª e dose única.
Alô Saúde Blumenau
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, pelo telefone 156 (opção 2). O canal possibilita a população esclarecer dúvidas sobre sintomas na pandemia de Coronavírus. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Central de Monitoramento
Os profissionais da saúde que atuam na Central de Monitoramento Covid-19 fazem ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus diariamente, das 8h às 17h.
Atendimento Rápido Covid-19
O Ambulatório para Casos Suspeitos de Coronavírus, localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica atende todos os dias, das 7h às 19h. O local é referência na região central da cidade para demandas relacionadas à Covid-19. Após esse horário, as pessoas com casos clínicos não relacionados ao Coronavírus podem buscar atendimento nos Ambulatórios Gerais. Já as pessoas com síndrome gripal grave podem se dirigir ao pronto-atendimento de um dos hospitais.
Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 segue sendo oferecido nos Ambulatórios Gerais da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Aos sábados, o Ambulatório Geral da Velha e o Ambulatório Geral do Garcia oferecem atendimento para casos suspeitos de Covid-19, das 7h às 12h.
Somente nesta quarta-feira, dia 18, o Ambulatório da Vila Germânica e os AGs Fortaleza, Garcia, Itoupava e Velha fizeram 714 atendimentos, sendo 430 coletas para exames.
Atendimento Clínico
De segunda a sexta-feira, o atendimento de casos clínicos não relacionados Covid-19 é oferecido nos AGs Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), das 7h às 24h. Nos AGs do Centro, Escola Agrícola e Badenfurt o atendimento a estas demandas não relacionadas ao Coronavírus acontece nos dias de semana, das 7h às 21h.
A atuação dos AGs em horário diferenciado tem por objetivo garantir que o diagnóstico seja feito sem que haja a necessidade de buscar os prontos-socorros, especialmente nos Hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, onde o atendimento é priorizado para situações mais graves.
postada em 18/08/2021 18:56 - 4986 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Boletim Coronavírus Blumenau - 18/8/2021
Dois projetos da Prefeitura de Blumenau vencem o Prêmio Viva BlumenauPrefeito Egidio Ferrari anuncia novo secretário de Administração
Quinta edição do Prefeitura nos Bairros será neste sábado, dia 28, na Vila Itoupava
Prefeito Egidio Ferrari promove Blumenau como destino de investimentos no Ministério do Comércio na China