Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 16/07/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus.

Blumenau registra 5.077 casos de Coronavírus
Blumenau registrou nesta quinta-feira, dia 16, 5.077 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 160 pessoas a mais que o registrado na última quarta-feira, dia 15, quando o município contabilizava 4.917 casos positivos.
Entre os casos positivos, 1.998 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.938 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 117 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 54 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 63 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Os números de moradores de Blumenau hospitalizados são: 43 em UTI, sendo 32 confirmados e 11 em investigação, e 55 em enfermaria, sendo 28 confirmados e 27 em investigação. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 20.312 testes para Covid-19.
O município contabiliza também 3.057 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda 22 óbitos confirmados por Covid-19.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Prefeitura anuncia a possibilidade de conceder férias para os professores
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), anunciou nesta quinta-feira, dia 16, a possibilidade de conceder férias para os professores da rede municipal de ensino. A categoria tem por direito o gozo de 45 dias de férias ao ano e de acordo com a Secretária de Educação, Patricia Lueders, isso deve ocorrer no final de julho até início de agosto.
A secretária informa ainda que o recesso não afetará as 800 horas/aula para o cumprimento do ano letivo, uma vez que Blumenau foi uma das primeiras cidades a iniciar as atividades não presenciais durante a pandemia do Coronavírus. Porém, é importante destacar que a sugestão de alteração do calendário escolar para os estudantes será encaminhada para aprovação do Conselho Municipal de Educação (CME).
“Recebemos diariamente vários relatos de professores, alunos e pais sobre o período que estamos vivendo. As atividades não presenciais são algo novo para todos os envolvidos e, pensando na saúde emocional dos docentes e também das crianças e adolescentes, resolvemos adotar esta possibilidade”, argumenta a Secretária.

Mais dois AGs começam a fazer coleta de teste para Covid-19
Desde esta quinta-feira, dia 16, mais dois Ambulatórios Gerais (AGs) da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau, também estão fazendo o teste tipo RT-PCR, para pacientes que se enquadram nos critérios. As equipes das unidades da região do bairro Garcia, AG Irmã Marta E. Kunzmann, e da região do bairro Fortaleza, AG Mário Jorge Vieira, receberam treinamento e as unidades foram estruturadas para atender esta demanda.
Na última segunda-feira, dia 13, o AG da região das Itoupavas também iniciou o atendimento para coleta do RT-PCR. Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira, e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. O horário do atendimento fast-track, para pacientes com sintomas gripais e respiratórios, segue ocorrendo normalmente, conforme o horário de funcionamento das unidades.
A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas, registradas nos últimos dias no local. “Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para realização do teste que detecta Coronavírus. Com essa descentralização, esperamos reduzir filas e tempo de espera para o atendimento”, avalia o Secretário de Saúde, Winnetou Krambeck.
Tanto pacientes que forem atendidos nestas unidades, quanto encaminhamentos de outros AGs, poderão fazer o teste em um dos três Ambulatórios. Para isso, o paciente será necessariamente avaliado por um médico, que irá fornecer o encaminhamento e demais orientações, caso haja indicação para a coleta.

Ambulatórios Gerais realizam Atendimento Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. Somente nesta quinta-feira, dia 16, foram realizados 413 atendimentos nos AGs, resultando em 216 encaminhamentos de coletas de testes para suspeitas de Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica.

Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:

Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 - Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 - Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº - Badenfurt
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Ambulatório da Vila Germânica registra 150 atendimentos nesta quinta
Nesta quinta-feira, dia 16, 150 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Destes, dois pacientes foram encaminhados para hospitais da cidade e foram feitos 280 coletas de testes, abrangendo pessoas avaliadas no Ambulatório da Vila Germânica e também as encaminhadas por outras unidades da rede municipal de saúde.
Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 9 9935-3561.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.



postada em 16/07/2020 19:12 - 2548 visualizações



Fotos