Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 16/04/2021
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra um total de 452 óbitos por Coronavírus


Blumenau registrou mais quatro óbitos, somando agora 452 mortes por Coronavírus no município. Nesta sexta-feira, dia 16, foi confirmada a morte de dois homens de 36 e 37 anos, e duas mulheres de 73 e 86 anos, todos com comorbidades.

Blumenau registra ainda nesta sexta-feira, dia 16, um total de 49.858 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 104 a mais do que registrado na última quinta-feira, dia 15, quando o município contabilizava 49.754 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, quatro foram por meio do RT-PCR, 15 por testes rápidos, 84 de antígeno e um sorológico.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 168.601 testes para Covid-19. Somente nesta sexta-feira, dia 16, foram processados 608 exames. Entre os casos positivos, 706 pacientes estão em tratamento. Destes, 609 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 126 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 79 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 47 em enfermaria. Destes na UTI, 65 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 14 pacientes de outras cidades (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 100%, além disso, 13 leitos de guerra estão ativados. Já em enfermaria são 33 pacientes de Blumenau (32 confirmados e um em análise) e 14 de outros municípios (13 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 26,6%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 320 atendimentos, com 58 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 48.700 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Prefeitura abre agendamento de vacinação contra Covid-19 para idosos acima de 65 anos

A Prefeitura de Blumenau abriu nesta sexta-feira, dia 16, às 17h, o agendamento para que idosos acima dos 65 anos possam receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. São 6,5 mil doses com destinação exclusiva para esta faixa etária. O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo link bit.ly/VacinaBlumenau e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2) que terá atendimento até às 22h. Caso ainda hajam vagas, no sábado, dia 17, o Alô Saúde terá atendimento das 8h às 17h ou até as vagas serem preenchidas.

As vagas são para vacinação no sábado, domingo e terça-feira, dias 17, 18 e 20, no Parque Vila Germânica. Somente serão vacinados aqueles usuários com agendamento. Os idosos que tiverem dificuldade no agendamento podem procurar auxílio nas unidades de saúde. É importante ficar atento às informações do agendamento para não faltar à data prevista para a vacina.

Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado. 

Vale ressaltar que as doses fazem parte de um lote enviado pelo Governo do Estado para esta faixa etária e que a expectativa do município é complementar a vacinação com a chegada de outras remessas do imunizante. Desta forma, a liberação das agendas das próximas semanas depende do recebimento de novos lotes de vacinas.

Campanha Blumenau Solidária
As pessoas que quiserem participar da Campanha Blumenau Solidária, podem doar alimentos no Setor 1 do Parque Vila Germânica. O local conta com um ponto de coleta e recebe doações de alimentos e ração para pets. As doações são destinadas para as famílias em vulnerabilidade social atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes).

Declaração médica
Em todas as etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, conforme cronograma de vacinação, pacientes transplantados, com doenças reumáticas imunomediadas, gestantes, pacientes imunodeprimidos por doença oncológica ou HIV positivo, devem apresentar declaração médica autorizando a aplicação da vacina.

Acesso à aplicação da vacina
A aplicação da vacina acontece no setor 1 do Parque Vila Germânica. Os idosos devem levar um acompanhante, além da carteira de vacinação, caso possuírem, e chegar com no máximo 15 minutos de antecedência para conferencia da documentação.  Não é necessário chegar antes disso, uma vez que o horário é agendado.

Os usuários podem acessar o Setor 1 entrando pela Rua Alberto Stein, utilizando o estacionamento dentro do Parque Vila Germânica. O espaço conta com cadeiras de rodas para auxiliar no deslocamento. Já para os idosos com mobilidade reduzida, o acesso é feito para a Rua Itapiranga, que foi sinalizado pela Seterb. Neste caso, a vacina é aplicada sem que o usuário precise desembarcar do veículo.



Blumenau aplicou nesta sexta-feira 1.498 vacinas entre 1ª e 2ª doses
Nesta sexta-feira, dia 16, foram aplicadas 29 vacinas da primeira dose, somando 38.588 doses até o momento. No mesmo dia foram aplicadas 1.469 vacinas da segunda dose, totalizando 20.064 doses. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.
 


Central de Monitoramento
Os profissionais da saúde que atuam na Central de Monitoramento Covid-19 fazem ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.



Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, pelo telefone 156 (opção 2). As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.



Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 327 testes

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, agora com atendimento estendido até meia-noite, aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. Excepcionalmente neste sábado, dia 17, o Atendimento Rápido Covid-19 do AG da Velha terá atendimento das 7h às 13h. Já no domingo, dia 18, o atendimento volta a ser ofertado normalmente das 7h às 19h.

No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam. Somente nesta sexta-feira, dia 16, as unidades fizeram 473 atendimentos e 327 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.

 

 



postada em 16/04/2021 19:30 - 1800 visualizações



Fotos