Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 15/06/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 1.134 casos de Coronavírus
Blumenau soma nesta segunda-feira, dia 15, 1.134 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 24 pessoas a mais que o registrado no último domingo, dia 14, quando a cidade contabilizava 1.110 casos positivos. Desde o início da pandemia, o município já realizou 7.584  testes para Covid-19.
Entre os casos positivos, 447 pacientes estão em tratamento. Destes, 434 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). Outros 13 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo seis em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete em enfermaria.
O município contabiliza também 681 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda seis óbitos confirmados por Covid-19.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Blumenau retoma o serviço de Transporte coletivo
Nesta segunda-feira, dia 15, Blumenau retomou o serviço de Transporte Coletivo na cidade. O funcionamento está vinculado a obrigatoriedades e cuidados sanitários por parte dos usuários, funcionários, empresa de transporte e Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb). As medidas visam incentivar as ações no combate ao Coronavírus (Covid-19), bem como garantir ações de segurança como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento. No primeiro dia de operação, o transporte coletivo fechou o seu balanço com 7.998 usuários entre às 3h30 e às 16h. O número representa 12,13% do público médio contabilizado antes do início da pandemia do novo Coronavírus.

Medidas de controle
A retomada do transporte coletivo levou em conta a testagem de todos os trabalhadores da BluMob, garantindo mais segurança para os usuários. Todos os 1.100 funcionários realizaram os exames ao longo da semana e 35 testaram positivo, sendo que cinco já passaram pelo período de isolamento e foram considerados recuperados e outros 30 profissionais ficarão afastados sob o monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre as obrigatoriedades estabelecidas está a redução do número de passageiros, em cada viagem, de 60% da capacidade dos ônibus. As linhas também operam em escala diferenciada. De segunda a sexta-feira em horário normal, aos sábados até às 15h e aos domingos e feriados o serviço fica suspenso. As tabelas com linhas e horários estão disponíveis no site da empresa BluMob, no aplicativo e nas plataformas dos terminais. As linhas exclusivas para os trabalhadores da saúde, que funcionam desde o início da pandemia, seguem atuando normalmente com constantes avaliações de necessidade.
Todos os terminais contam com dispensers de álcool em gel 70% e pias para garantir a higienização das mãos. Os ônibus devem circular com as janelas abertas e também possuem álcool em gel disponível para os passageiros. Outra medida tomada foi a sinalização de solo para o distanciamento físico nos terminais, sendo obrigatório o respeito das delimitações.
Além disso, o sistema de cobrança da passagem é realizado apenas por cartão, não sendo permitido o uso de dinheiro dentro dos ônibus. O objetivo é evitar o contato entre usuário e cobrador e a propagação do vírus dentro dos coletivos através do dinheiro. O pagamento em dinheiro é aceito apenas para acesso aos terminais e para as recargas nos cartões. A diferença, nesse momento, é que todos os cartões da modalidade Vale Transporte aceitam a recarga comum.
A empresa também fará reavaliações diárias do percentual de operação para ajustes constantes, que podem ser feitos para mais ou para menos, conforme a demanda. Para garantir que as obrigatoriedades sejam cumpridas e que o acompanhamento seja feito para possíveis ajustes, os terminais serão fiscalizados constantemente por fiscais da Administração Municipal e gestores da operação (BluMob). Além disso, uma equipe de segurança do trabalho da BluMob irá atuar constantemente nos terminais para garantir a segurança dos funcionários.

Parques reabrem para visitação a partir desta segunda-feira, dia 15
O Parque Natural Municipal São Francisco de Assis e o Parque dos Animais Dra. Lúcia Sevegnani (Parcão) foram reabertos nesta segunda-feira, dia 15. A decisão foi ancorada na portaria 391, da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, no qual autoriza as atividades em praças, parques, locais de entretenimento e zoológicos no território catarinense desde que atendam aos requisitos de segurança sanitária.
A Semmas salienta que os espaços estão de acordo com as normas municipais e estaduais de combate à Covid-19. Ações como higienização constante dos ambientes e distanciamento social estão sendo tomadas. Nos espaços haverá frascos de álcool em gel disponíveis e também é obrigatório a utilização de máscaras durante todo o tempo de permanência dos visitantes nos locais.
A secretaria recomenda às pessoas que desejam visitar o Parque São Francisco de Assis que preferencialmente marquem o horário da visitação pelo telefone (47) 3340-2429. O agendamento deve ser feito durante o período de funcionamento do espaço. A Prefeitura salienta também que as visitas de grandes grupos continuam suspensas e que o local está recebendo melhorias na estrutura.

Horários de funcionamento:
Parcão, na Rua 7 de Setembro, atrás do Angeloni da Fonte: de terça a domingo, das 7h às 19h.
Parque São Francisco de Assis, na Rua Ingo Hering, 390 - Centro: de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Fechado em dias de chuva e um dia após.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561. Somente nesta segunda-feira, dia 15, foram contabilizados 106 atendimentos, 33 pelo telefone 156, opção 2, e outros 73 pelo WhatsApp.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ambulatório da Vila Germânica registra 126 atendimentos nesta segunda
Nesta segunda-feira, dia 15, 126 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Uma pessoa recebeu encaminhamento para um dos hospitais da cidade.
Os atendimentos acontecem diariamente, das 7h às 19h. A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais realizam Atendimento Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica. Somente nesta segunda-feira, dia 15, 70 pessoas foram atendidas pelo Rápido Covid-19.

Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:

Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 - Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 - Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº - Badenfurt
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Pessoas dos grupos prioritários têm até o fim de junho para tomar a vacina contra Influenza
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que terminaria nesta sexta-feira, dia 5, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde (MS) até o dia 30 de junho. A ampliação do prazo é para as cidades que não atingiram a meta de vacinar, ao menos, 90% dos grupos prioritários, como é o caso de Blumenau.
Até o início desta semana, cerca de 80% da meta havia sido alcançada entre os grupos prioritários definidos pelo MS, que são, por exemplo, gestantes, crianças, puérperas, idosos, professores, profissionais de saúde, os adultos de 55 a 59. O número de pessoas imunizados na cidade é aproximadamente 65 mil, do total de 80.734 que compõe os públicos estabelecidos. Não contabilizam como grupos prioritários os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo ou pessoas com deficiência.
A preocupação da Secretaria de Promoção da Saúde é maior com grupos como os das gestantes, puérperas e crianças entre seis meses a menores de seis anos, que ainda estão muito abaixo da meta. Entre as crianças, apenas 50% foram levadas pelos pais para tomar a vacina. O número é ainda menor entre as gestantes: das 3.301 previstas para tomarem a vacina contra Influenza, aproximadamente 40% estão protegidas; e das puérperas, 37,5%.
A estimativa total de público em Blumenau no início da campanha, prevista pelo MS, era de que 125.185 pessoas deveria se vacinar. Considerando aplicações das doses da vacina contra Influenza no município, na rede pública e privada, até o final da última semana havia um total de 93.874 pessoas vacinadas, sendo que mais de 81 mil foram feitas nas salas de vacina das unidades da Prefeitura. De acordo com o Ministério, as doses existentes nos municípios devem continuar sendo destinadas aos grupos prioritários.

Agendamento deve ser feito online
Para garantir o espaçamento entre um atendimento e outro e evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19, o agendamento on-line vem sendo realizado pela Semus desde o início da campanha de vacinação.
As agendas estão disponíveis para marcação, que pode ser feita acessando o aplicativo Pronto Mobile, pelo link disponibilizado no site da Prefeitura, ou ainda por contato telefônico com a unidade de saúde. O App pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS.
Além dos sete AGs, outras 27 unidades de Estratégia Saúde da Família estão com horários disponíveis para marcação da vacina. A agenda das ESFs é reduzida, em relação aos AGs, conforme horário de funcionamento.
No momento da marcação on-line, o usuário deverá selecionar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove a situação. A Semus orienta ainda que as pessoas que forem até a unidade, tenham em mãos documento que comprove a condição para a vacinação, a carteira de vacinação e que esteja usando máscara.

 



postada em 15/06/2020 20:03 - 1656 visualizações



Fotos