Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 14/07/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus.

Blumenau registra o 20° óbito por Covid-19
 
Blumenau registrou nesta terça-feira, dia 14, o 20º óbito por Coronavírus (Covid-19) no município. A vítima foi uma mulher de 85 anos, portadora de comorbidades, que foi internada em um dos hospitais da cidade no dia 10 de julho, falecendo no dia seguinte. O resultado da testagem confirmando o óbito por Covid-19  foi confirmado nesta terça. 
 
A cidade soma ainda 4.669 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 209 pessoas a mais que o registrado na última segunda-feira, dia 13, quando o município contabilizava 4.460 casos positivos. 
 
Entre os casos positivos, 1.836 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.779 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros 114 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 53 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 61 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Os números de moradores de Blumenau hospitalizados são: 46 em UTI, sendo 34 confirmados e 12 em investigação, e 51 em enfermaria, sendo 23 confirmados e 28 em investigação. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 19.453 testes para Covid-19.
 
O município contabiliza também 2.813 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. 
 
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
 
Secretaria de Educação prossegue entrega dos Kits Alimentação Escolar
 
Até a próxima quinta-feira, dia 16, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), entregará aproximadamente 4 mil Kits Alimentação Escolar para crianças e adolescentes matriculadas na rede que realizaram cadastro prévio para o recebimento dos alimentos. Os Kits contêm alimentos provenientes da agricultura familiar e base seca, além de máscara para proteção conta a Covid-19.
 
Até o momento, mais de 16 mil Kits foram distribuídos e o objetivo é disponibilizar os alimentos durante o período em que as aulas presenciais estiverem suspensas.  As entregas ocorrerão em diversas regiões da cidade. 
 
Confira onde as entregas acontecem nesta quarta-feira, dia 15:
EBM Lauro Muller – Badenfurt - Matutino
EBM Olga Rutzen – Itoupavazinha - Matutino
CEI Johanna Conrad - Vila Itoupava - Matutino
EIM Alves Ramos - Vila Itoupava - Matutino
EIM Carlos Manske - Vila Itoupava - Matutino
EIM Dr. Blumenau - Itoupava Central - Matutino
EIM Erich Klabunde - Vila Itoupava - Vespertino
EIM Frederico Sievert - Vila Itoupava - Vespertino
EIM Willy Muller - Vila Itoupava - Vespertino
CEI Alwin Knaesel  - Itoupava Central - Vespertino
CEI Carlos Rohweder - Itoupava Central - Vespertino
CEI Profª Andrea da Silva - Itoupava Central - Vespertino
CEI Profª Erna Anna Trapp - Itoupava Rega - Vespertino
EBM Profº Friedrich K. Kemmelmeier - Itoupava Central – Vespertino

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com o atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 9 9935-3561. Somente nesta terça-feira, dia 14, foram contabilizados 172 atendimentos, 66 pelo telefone 156, opção 2, e outros 106 pelo WhatsApp.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ambulatórios Gerais realizam Atendimento Rápido Covid-19
 
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. Somente nesta terça-feira, dia 14, foram realizados 446 atendimentos nos AGs, resultando em 214 encaminhamentos de coletas de testes para suspeitas de Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica.
 
Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:
Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h
 
Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 - Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
 
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h
 
Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 - Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
 
Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
 
Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº - Badenfurt
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
 
Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
 
AG da Itoupava oferece testagem de Covid-19 para a população

Os pacientes com sintomas de Coronavírus também podem buscar avaliação médica para verificar critérios clínicos e realizar o teste RT-PCR para Covid-19, no Ambulatório Geral (AG) Guilherme Jensen, Itoupava Central. Somente nesta terça-feira, dia 14, foram contabilizadas 92 coletas de teste no local.
 
Ambulatório da Vila Germânica registra 153 atendimentos nesta terça
 
Nesta terça-feira, dia 14, 153 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Uma pessoa recebeu encaminhamento para um dos hospitais da cidade e foram realizadas 229 coletas de testes, abrangendo pessoas avaliadas no Ambulatório da Vila Germânica e também encaminhadas por outras unidades da rede municipal de saúde. 
 
Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.
 
Blumenau recebe novos respiradores 
 
Diante da crescente taxa de ocupação dos leitos de UTI nos hospitais da cidade e do aumento de casos positivos de Coronavírus, novos respiradores chegam a Blumenau para dar suporte aos casos de pacientes internados com a doença. São 25 respiradores novos que estarão disponíveis em caso de aumento da demanda.
 
Os equipamentos foram enviados pelo Governo do Estado de Santa Catarina, e são fruto de uma reunião entre o prefeito Mário Hildebrandt e o Secretário de Saúde de Blumenau, Winnetou Krambeck, com o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, realizada on-line no último sábado, dia 11, após encontro do município com representantes dos hospitais. Ao longo desta semana, 20 monitores também devem ser enviados pelo Estado à cidade, para viabilizar a constituição de novos leitos de terapia intensiva.
 
A intermediação junto ao governo do Estado é uma ação que busca reduzir o impacto do aumento de casos positivos de Coronavírus na cidade, principalmente em relação às internações hospitalares.
 
Desde o início da pandemia, a Prefeitura já investiu R$ 6 milhões para proporcionar a ampliação dos leitos de terapia intensiva no tratamento da Covid-19, possibilitando a criação de 20 novos leitos de UTI no mês de junho. Ainda em março, a administração municipal também ampliou a capacidade de leitos de enfermaria no Hospital Misericórdia, a fim de dar suporte aos demais hospitais.
 
Com os novos respiradores e monitores, os hospitais terão a possibilidade de planejar e estruturar leitos para a população. Os outros seis respiradores que também foram enviados, devem substituir os equipamentos de alas e setores do Hospital Santa Isabel que haviam sido deslocados para atender a demanda da UTI. Blumenau possui atualmente nos hospitais da cidade 63 leitos de UTI Covid, entre leitos SUS e particulares, que são destinados preferencialmente para pacientes em tratamento do Coronavírus.


postada em 14/07/2020 19:50 - 3768 visualizações



Fotos