
Blumenau registra 1.110 casos de Coronavírus
Blumenau soma neste domingo, dia 14, 1.110 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 13 pessoas a mais que o registrado no último sábado, dia 13, quando a cidade contabilizava 1.097 casos positivos. Desde o início da pandemia, o município já realizou 7.433 testes para Covid-19.
Entre os casos positivos, 428 pacientes estão em tratamento. Destes, 416 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). Outros 12 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo seis em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seis em enfermaria.
O município contabiliza também 676 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda seis óbitos confirmados por Covid-19.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Transporte coletivo volta a funcionar nesta segunda-feira, dia 15
Blumenau retoma nesta segunda-feira, dia 15, o serviço de Transporte Coletivo na cidade. O funcionamento está vinculado a obrigatoriedades e cuidados sanitários por parte dos usuários, funcionários, empresa de transporte e Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb). As medidas visam incentivar as ações no combate ao Coronavírus (Covid-19), bem como garantir ações de segurança como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento.
A retomada do transporte coletivo também levou em conta a testagem de todos os trabalhadores da Blumob, garantindo mais segurança para os usuários. Dos 1.051 funcionários que já realizaram os exames ao longo da semana, 35 testaram positivo, sendo que cinco já passaram o período de isolamento e foram considerados recuperados e outros 30 profissionais ficarão afastados sob o monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre as obrigatoriedades estabelecidas está a redução em cada viagem do número de passageiros em 60% da capacidade dos ônibus. As linhas também operarão em escala diferenciada. De segunda a sexta-feira em horário normal, aos sábados até 15h e aos domingos e feriados o serviço fica suspenso. As linhas exclusivas para os trabalhadores da saúde, que funcionam desde o inicio da pandemia, seguem normalmente. As tabelas com linhas e horários serão disponibilizadas no site da empresa BluMob, no aplicativo e nas plataformas dos terminais.
Todos os terminais terão dispensers com álcool em gel 70%, pias para garantir a higienização das mãos. Os ônibus deverão circular com as janelas abertas e também terão álcool em gel. Outra medida será a sinalização de solo para o distanciamento físico nos terminais, sendo obrigatório o respeito das delimitações.
Além disso, o sistema de cobrança da passagem será feito apenas por cartão e não será permitido o uso de dinheiro dentro dos ônibus. O objetivo é evitar o contato entre usuário e cobrador. O dinheiro será aceito apenas para acesso aos terminais e para o pagamento das recargas nos cartões. A diferença, nesse momento, é que todos os cartões da modalidade Vale Transporte passam a aceitar recarga comum.
Novos usuários de cartão
Para as pessoas que não possuem um cartão da modalidade Vale Transporte, estas poderão fazer a solicitação de um cartão comum pela internet. O requerimento poderá ser feita pelo site http://www.blumob.com.br/ e retirado em 48h em qualquer um dos seis terminais ou na central de atendimento, conforme a escolha durante o cadastro.
Medidas de controle
Como medida de controle serão feitas reavaliações diárias do percentual de operação para ajustes constantes, que podem ser feitos para mais ou para menos, conforme a demanda. Para garantir que as obrigatoriedades sejam cumpridas e que o acompanhamento seja feito para possíveis ajustes, os terminais serão fiscalizados constantemente por fiscais da Administração Municipal e gestores da operação (BluMob). Além disso, uma equipe de segurança do trabalho da BluMob irá atuar constantemente nos terminais para garantir a segurança dos funcionários.
Vale ressaltar que com a retomada, a partir desta segunda-feira, dia 15, os corredores de ônibus voltam a ser exclusivos para o Transporte Coletivo.
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Ambulatório da Vila Germânica registra 57 atendimentos
Neste domingo, 14, 57 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica.
Os atendimentos acontecem diariamente, das 7h às 19h. A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.
Ambulatórios Gerais realizam Atendimento Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica.
Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:
Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h
Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 - Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h
Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 - Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº - Badenfurt
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
postada em 14/06/2020 19:20 - 4196 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Boletim Coronavírus Blumenau - 14/06/2020
Prefeitura atende em regime de plantão neste feriado de Corpus ChristiBoletim Coronavírus Blumenau - 31/05/2023
Prefeitura decreta luto de três dias pela morte do empresário Paulo Censi
Contrato com empresa responsável pela construção do Centro de Convenções será rescindido