Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 13/06/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 1.097 casos de Coronavírus
Blumenau soma neste sábado, dia 13, 1.097 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 23 pessoas a mais que o registrado na última sexta-feira, dia 12, quando a cidade contabilizava 1.074 casos positivos. Desde o início da pandemia, o município já realizou 7.387 testes para Covid-19.
Entre os casos positivos, 415 pacientes estão em tratamento. Destes, 402 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). Outros 13 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo sete em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seis em enfermaria.
O município contabiliza também 676 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda seis óbitos confirmados por Covid-19.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade também pode continuar utilizando o atendimento virtual, via Whatsapp, durante todo o final de semana. O Alô Saúde Blumenau, mantém as orientações por meio do Whatsapp no telefone (47) 99935-3561, com funcionamento 24 horas por dia.

Ambulatório da Vila Germânica registra 58 atendimentos 
Neste sábado, 13, 58 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. 
Os atendimentos seguem neste domingo, dia 14, das 7h às 19h. A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Transporte coletivo volta a funcionar nesta segunda-feira, dia 15
Blumenau retoma nesta segunda-feira, dia 15, o serviço de Transporte Coletivo na cidade. O funcionamento está vinculado a obrigatoriedades e cuidados sanitários por parte dos usuários, funcionários, empresa de transporte e Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb). As medidas visam incentivar as ações no combate ao Coronavírus (Covid-19), bem como garantir ações de segurança como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento.
A retomada do transporte coletivo também levou em conta a testagem de todos os trabalhadores da Blumob, garantindo mais segurança para os usuários. Dos 1.051 funcionários que já realizaram os exames ao longo da semana, 35 testaram positivo, sendo que cinco já passaram o período de isolamento e foram considerados recuperados e outros 30 profissionais ficarão afastados sob o monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre as obrigatoriedades estabelecidas está a redução em cada viagem do número de passageiros em 60% da capacidade dos ônibus. As linhas também operarão em escala diferenciada. De segunda a sexta-feira em horário normal, aos sábados até 15h e aos domingos e feriados o serviço fica suspenso. As linhas exclusivas para os trabalhadores da saúde, que funcionam desde o inicio da pandemia, seguem normalmente. As tabelas com linhas e horários serão disponibilizadas no site da empresa BluMob, no aplicativo e nas plataformas dos terminais.
Todos os terminais terão dispensers com álcool em gel 70%, pias para garantir a higienização das mãos. Os ônibus deverão circular com as janelas abertas e também terão álcool em gel. Outra medida será a sinalização de solo para o distanciamento físico nos terminais, sendo obrigatório o respeito das delimitações.
Além disso, o sistema de cobrança da passagem será feito apenas por cartão e não será permitido o uso de dinheiro dentro dos ônibus. O objetivo é evitar o contato entre usuário e cobrador. O dinheiro será aceito apenas para acesso aos terminais e para o pagamento das recargas nos cartões. A diferença, nesse momento, é que todos os cartões da modalidade Vale Transporte passam a aceitar recarga comum. 

Novos usuários de cartão
Para as pessoas que não possuem um cartão da modalidade Vale Transporte, estas poderão fazer a solicitação de um cartão comum pela internet. O requerimento poderá ser feita pelo site http://www.blumob.com.br/ e retirado em 48h em qualquer um dos seis terminais ou na central de atendimento, conforme a escolha durante o cadastro.

Medidas de controle
Como medida de controle serão feitas reavaliações diárias do percentual de operação para ajustes constantes, que podem ser feitos para mais ou para menos, conforme a demanda. Para garantir que as obrigatoriedades sejam cumpridas e que o acompanhamento seja feito para possíveis ajustes, os terminais serão fiscalizados constantemente por fiscais da Administração Municipal e gestores da operação (BluMob). Além disso, uma equipe de segurança do trabalho da BluMob irá atuar constantemente nos terminais para garantir a segurança dos funcionários.

 



postada em 13/06/2020 19:19 - 2869 visualizações



Fotos