Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 13/05/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus


Blumenau registra 53 novos casos de Coronavírus
Blumenau soma nesta quarta-feira, dia 13, 438 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 53 pessoas a mais que o registrado na última terça-feira, dia 12, quando o município contabilizava 385 casos positivos. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, os dados refletem a ampliação no número de testes realizados desde o último dia 20 de abril. Até esta quarta-feira, 13, o município totaliza 2.272 testes realizados. Do dia 20 de abril até hoje, foram realizados 1.834 em comparação com os 438 realizados entre os dias 03 de março e 19 de abril.
Entre os casos positivos, 239 pacientes estão em tratamento. Destes, 234 encontram-se em com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros cinco pacientes encontram-se hospitalizados, sendo todos eles em enfermaria e nenhum em UTI.
Além disso, 196 casos, que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, são contabilizados como recuperados. A cidade registra ainda três óbitos, ocorridos na última semana. 
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel. 

Área Azul e Blitz retornarão em Blumenau
O prefeito Mário Hildebrandt anunciou nesta quarta-feira, dia 13, a retomada da cobrança da Área Azul a partir da próxima segunda-feira, dia 18. A medida vai ao encontro da reivindicação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau. A entidade enviou um ofício solicitando o retorno do estacionamento rotativo para que haja um fluxo maior de veículos nas vagas, especialmente na região central da cidade. Assim, mais pessoas poderão se deslocar de carro até o comércio blumenauense para fazerem suas compras. 
Outra ação anunciada nesta noite foi o retorno das blitze de trânsito no município. Segundo o prefeito, a determinação passará a valer a partir de sexta-feira, dia 15 e tem como finalidade fiscalizar e prevenir, principalmente, acidentes de trânsito causados devido à ingestão de bebida alcoólica. A medida busca evitar o aumento na ocupação dos leitos hospitalares no município durante a pandemia de Covid-19. Ele destacou, ainda, que a fiscalização com radares móveis, por ora, não será retomada e que as ações de fiscalização serão reforçadas com ações educativas, alusiva ao Maio Amarelo. 

Secretaria de Educação entrega mais cinco mil Kits Alimentação Escolar
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), segue nesta semana com a entrega de mais 4.951 Kits Alimentação Escolar. Os quase 5 mil kits, que devem ser entregues até sexta-feira, dia 15, são destinados às crianças e adolescentes matriculadas na rede municipal e que realizaram cadastro prévio para receber os alimentos. Até o momento, mais de 6 mil kits já foram distribuídos e o objetivo é disponibilizar, até o dia 22 de maio, os alimentos para os cerca de 13 mil alunos que se cadastraram. Os kits contêm alimentos provenientes da agricultura familiar e base seca, além de máscara para proteção contra o Covid-19.
Confira as unidades beneficiadas nesta quinta-feira, dia 14:
CEI Monteiro Lobato;
CEI Olga Brehmer;
CEI Profº Adélio Carlini;
CEI Profº Joao B. Petry;
EBM Machado de Assis;
EBM Profª Helena M. Nathalia Winckler;
EBM Profª Hella Altemburg;
EBM Profª Zulma Souza da Silva;
Organização da Sociedade Civil (OSC) Pérola.


Ambulatório da Vila Germânica registra 91 atendimentos
Nesta quarta-feira, dia 13, 91 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Destes, um paciente precisou ser encaminhado para um dos hospitais da cidade. Além dos atendimentos, foram realizados 127 testes, abrangendo pessoas atendidas no Ambulatório ou encaminhadas para a Vila Germânica por outras unidades da rede municipal de saúde.
Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.


Atendimento Rápido Covid-19 avalia 93 pessoas nos Ambulatórios Gerais 
Desde a última semana, os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus contam também com um novo formato de atendimento, disponibilizado nos sete Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, o Atendimento Rápido Covid-19. Somente nesta quarta-feira, dia 13, os AGs realizaram 93 atendimentos que resultaram em 48 encaminhamentos de testagem para confirmação de Covid-19.
O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica. Assim, todas as pessoas que estiverem com sintomas e suspeita de Coronavírus podem receber o atendimento rápido, em sua região e sem necessariamente ter contato com os pacientes que buscam outros atendimentos.
Confira os locais para o atendimento rápido:
Ambulatório Geral do Centro;
Ambulatório Geral do Garcia;
Ambulatório Geral da Escola Agrícola;
Ambulatório Geral da Velha;
Ambulatório Geral da Fortaleza;
Ambulatório Geral da Itoupava Central;
Ambulatório Geral do Badenfurt.


Alô Saúde Blumenau mantém atendimentos
A comunidade também pode contar com atendimento virtual por meio do Alô Saúde Blumenau, em outros dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561. 
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.



postada em 13/05/2020 21:40 - 4820 visualizações



Fotos