Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 12/08/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 87 óbitos por Coronavírus

Blumenau registrou nesta quarta-feira, dia 12, a confirmação de três mortes em decorrência de Coronavírus, somando 87 óbitos na cidade. Um dos falecimentos ocorreu ainda na noite de terça-feira, dia 11, a vítima foi um homem de 58 anos que estava internado desde o dia 7 de julho. Outras duas mortes foram confirmadas nesta tarde, as vítimas são um homem de 45 anos que estava internado desde o dia 27 de julho na UTI e uma mulher, de 83 anos, que faleceu ontem e estava internada desde o dia 9 de agosto, e o resultado do exame saiu nesta quarta. Todas as vítimas tinham comorbidades.

A cidade soma ainda 10.510 casos confirmados de Coronavírus, 94 pessoas a mais que o registrado na última terça-feira, dia 11, quando o município contabilizava 10.416 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 35.290 testes para Covid-19.

Entre os casos positivos, 2.034 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.959 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Outros 104 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 58 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 48 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 45 pacientes são de Blumenau (41 confirmados e 4 em análise) e 13 pacientes da região (12 confirmados e 1 em análise). Já em enfermaria são 44 de Blumenau (34 confirmados e 10 em análise) e 2 da região (1 confirmado e 1 em análise).

O município contabiliza também 8.389 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Prefeitura de Blumenau divulga resultados do combate ao Coronavírus e atualização de medidas

A Prefeitura de Blumenau divulgou na tarde desta quarta-feira, dia 12, a situação atualizada do combate ao Coranavírus e os resultados obtidos com as medidas restritivas adotadas pelo município nas últimas semanas. Outro fato positivo foi a classificação da região do Médio Vale do Itajaí na matriz de risco, saindo do estágio gravíssimo para risco potencial grave. Também foi informada a adequação de medidas, que passam a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 17.

 

As novas medidas foram definidas com base no cenário atual e dos resultados obtidos no combate à pandemia no município. Além da evolução de casos diários, que apresentou uma queda de 56% desde as primeiras restrições, divulgadas no dia 20 de julho e reforçadas em 27 do mesmo mês. Os números evidenciam uma redução na média diária de 251 casos positivos (na semana de 27/07) para 126 (na semana de 05/08).

 

Outro dado importante para a tomada da decisão é com relação à queda percentual do número de casos positivos comparado aos testes realizados, que entre a 30ª e 31ª semanas de pandemia era de 40% e passou para 29% na semana seguinte.  Outro dado significativo é com relação às consultas e exames coletados, que reduziu 21% na demanda entre a 30ª e a 33ª semana. Assim como as consultas para síndromes gripais, que também baixaram 35% no mesmo período.

 

Houve um avanço significativo na redução da taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva nos hospitais do município, isto porque com a habilitação dos leitos de guerra, a consolidação do total de leitos de UTI passou de 63 para 94 unidades. O resultado foi uma redução da taxa de ocupação, que estava entre 90 e 100% na última semana para 62% nesta quarta-feira, dia 12.

 

Se comparado o dia 20 de julho com a última terça-feira, dia 11, Blumenau apresenta um aumento de 135% dos casos positivados que já passaram pelo período de isolamento domiciliar e não apresentam mais os sintomas da doença (considerados recuperados), já nos casos ativos da doença houve redução de 12%. Já com relação aos casos suspeitos, os números apresentam uma queda de 75% do dia 25 de julho até esta quarta, passando de 2.050 para 506.

 

As novas medidas, que seguem o protocolo sanitário da Secretaria de Estado de Saúde (SES-SC) e passam a valer a partir da próxima segunda, dia 17, consistem na suspensão das restrições de comércio, bares, restaurantes, padarias e demais atividades nos finais de semana. A rede hoteleira também terá atendimento livre.

 

Os bares e restaurantes podem funcionar até as 23 horas, inclusive finais de semana. Já as padarias e confeitarias voltam ao funcionamento em horário normal, sem restrição de horário para consumo no local. Para as academias, o funcionamento volta ao horário livre (também durante o final de semana).

 

Os shopping centers poderão atender das 11h às 21h (incluindo finais de semana) e o comércio em geral das 9h às 18h, também incluindo sábados e domingos. Os cultos e missas de todas as religiões e credos estão liberados nesta quinta-feira, dia 13, e partir da segunda-feira, 17, com funcionamento em horário normal.

 

Importante destacar que, seguindo regras vigentes e conforme anunciado na semana passada, o comércio e restaurantes seguem fechados neste final de semana, dias 15 e 16.

 

De acordo com o Secretário de Promoção da Saúde, a flexibilização ocorre devido ao bom resultado conquistado pelas medidas restritivas desde o início da pandemia. Além disso, Blumenau é a segunda cidade do estado que mais testa para a doença, com 97,8% a cada mil habitantes testados. “Precisamos manter todos os cuidados que tivemos até o momento, com o uso de máscaras, o distanciamento social e todas as medidas de higiene. É preciso pensar no coletivo para que nossos números continuem baixando”, destaca o Secretário.

 

Vale reforçar que as alterações das medidas valem a partir da próxima segunda, dia 17. Novas medidas podem ser definidas, para além do decreto, com base na situação diária do combate ao Coronavírus.

Doktor oferece atendimento virtual em novo telefone

Desde o inicio da pandemia a Prefeitura de Blumenau oferece dois canais de comunicação para que as pessoas possam tirar dúvidas sobre o Coronavírus, sem sair de casa. Além do telefone 156, opção 2, os blumenauenses também podem  procurar o serviço médico por meio do Whatsapp, que passou a atender pelo número (48) 4042-0330.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da tele orientação (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da tele orientação acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos acadêmicos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

 

Semed promove reunião formativa com pais ou responsáveis nesta quinta-feira, dia 13

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoverá nesta quinta-feira, dia 13, uma Live com os pais ou responsáveis pelos estudantes matriculados na Educação Básica do Município (Ensino Fundamental e Educação Infantil). As famílias já receberem o link para acessar a reunião, que será realizada às 20h de forma online.

Este é o segundo encontro com os pais dos estudantes e, desta vez, tem como objetivo abordar assuntos como ansiedade e o estresse gerado pela pandemia da Covid-19. Com o tema “Estresses e incertezas em tempos de pandemia e comportamento de risco nas crianças e pais”, a reunião será conduzida pelo psicólogo e psicoterapeuta, Antônio Gomes da Rosa.

De acordo com a Secretária de Educação, Patrícia Lueders, a SEMED realiza quinzenalmente formação focada na saúde mental dos profissionais da Rede. “Todos vivemos momentos de incertezas e de dúvidas constantes, por isso, é de suma importância o diálogo com as famílias dos nossos estudantes, para que juntos, consigamos lidar com este período tão complexo que estamos vivendo”, pondera a Secretária.

 

Secretaria de Educação segue entregando Kits Alimentação

Nesta semana, entre os dias 10 e 14, a Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação (Semed) e Assistência Social (Semudes), está fazendo a entrega dos Kits Alimentação Escolar. Durante a semana serão finalizadas as entregas para as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família e iniciarão a distribuição para os estudantes cadastrados para receber o Kit.

Esta entrega contempla as famílias que se cadastraram na segunda etapa (com os cadastros realizados em junho) e mais de 20 mil estudantes serão beneficiados.  Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar e máscaras de proteção.

Confira abaixo as entregas:

Quinta-feira, dia 13

Unidade Escolar

Bairro

CEI Elisa Hort

Progresso

EIM Cap. Euclides de Castro

Progresso

EBM Pedro II

Progresso

CEI Bruno Schreiber

Progresso

CEI Profª Raquel Wisintainer Soares

Progresso

EBM Vidal Ramos

Vorstadt

EBM Almirante Tamandaré

Ponta Aguda

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

 

Ambulatório da Vila Germânica registra 63 atendimentos 

Nesta quarta-feira, dia 12, 63 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 55 testes realizados no local e um encaminhamento ao hospital.

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 

Ambulatórios Gerais realizam 112 testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta quarta-feira, dia 11, as unidades realizaram 344 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 112 testes RT-PCR realizados.

 



postada em 12/08/2020 19:02 - 2834 visualizações



Fotos