Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 11/8/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 84 óbitos por Coronavírus
Blumenau registrou nesta terça-feira, dia 11, mais quatro mortes em decorrência de Coronavírus, além das duas vítimas divulgadas anteriormente, somando 84 óbitos na cidade. Os dois falecimentos que ainda não haviam sido divulgados são de um homem de 81 anos, que faleceu na última segunda-feira, 10, e teve a confirmação para Covid-19 hoje e outro homem de 76 anos. Além deles, mais dois óbitos haviam sido divulgados ao longo do dia; duas mulheres, uma de 22 anos, internada desde o dia 20 de julho e outra de 62 anos, estava internada desde o dia 25 de julho. Todas as vítimas apresentavam comorbidades.

A cidade soma ainda 10.416 casos confirmados de Coronavírus, 141 pessoas a mais que o registrado na última segunda-feira, dia 10, quando o município contabilizava 10.275 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 34.949 testes para Covid-19.
Entre os casos positivos, 2.057 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.979 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 107 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 59 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 48 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 47 pacientes são de Blumenau (41 confirmados e 6 em análise) e 12 pacientes da região (todos confirmados). Já em enfermaria são 45 de Blumenau (37 confirmados e 8 em análise) e 3 da região (1 confirmados e 2 em análise).
O município contabiliza também 8.275 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Blumenau altera medidas restritivas nesta terça-feira, 11

A Prefeitura de Blumenau alterou algumas das medidas restritivas do município nesta terça-feira, dia 11. As aulas presenciais nas unidades das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, relacionadas a educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos – EJA, ensino técnico e ensino superior seguem suspensas até o dia 4 de outubro, sem prejuízo do cumprimento do calendário letivo.

Além disso, estão permitidas a prática de esportes coletivos em espaços privados, com bola ou sem bola, amador ou profissional, cuja prática não exija contato físico, tais como vôlei, beach tênis, tênis e futevôlei, desde que respeitando o limite máximo de quatro praticantes simultaneamente. O distanciamento de quatro metros entre as pessoas também deve ser mantido.

Outra alteração é com relação aos estabelecimentos que fornecem serviços relacionados à prática regular de exercícios físicos como academias de ginástica, musculação, crossfit, funcionais, estúdios, danças, escolas de natação, hidroginástica, hidroterapia, academias de lutas e áreas afins, que poderão trabalhar sem restrição de horário de segunda a sexta-feira (nos finais de semana, seguem fechadas).
As medidas foram publicadas hoje e passam a valer a partir da próxima quarta-feira, dia 12. É importante salientar que novas medidas podem ser definidas, para além do decreto, com base na situação diária do combate ao Coronavírus.

 

Semed promove reunião formativa com pais ou responsáveis nesta quinta-feira, dia 13

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoverá nesta quinta-feira, dia 13, uma Live com os pais ou responsáveis pelos estudantes matriculados na Educação Básica do Município (Ensino Fundamental e Educação Infantil). As famílias já receberem o link para acessar a reunião, que será realizada às 20h de forma online.

Este é o segundo encontro com os pais dos estudantes e, desta vez, tem como objetivo abordar assuntos como ansiedade e o estresse gerado pela pandemia da Covid-19. Com o tema “Estresses e incertezas em tempos de pandemia e comportamento de risco nas crianças e pais”, a reunião será conduzida pelo psicólogo e psicoterapeuta, Antônio Gomes da Rosa.

De acordo com a Secretária de Educação, Patrícia Lueders, a SEMED realiza quinzenalmente formação focada na saúde mental dos profissionais da Rede. “Todos vivemos momentos de incertezas e de dúvidas constantes, por isso, é de suma importância o diálogo com as famílias dos nossos estudantes, para que juntos, consigamos lidar com este período tão complexo que estamos vivendo”, pondera a Secretária.

 

Secretaria de Educação segue entregando Kits Alimentação

Na próxima semana, entre os dias 10 e 14, a Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação (Semed) e Assistência Social (Semudes), segue com a entrega dos Kits Alimentação Escolar. Durante a semana serão finalizadas as entregas para as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família e iniciarão a distribuição para os estudantes cadastrados para receber o Kit.

Esta entrega contempla as famílias que se cadastraram na segunda etapa (com os cadastros realizados em junho) e mais de 20 mil estudantes serão beneficiados.  Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar e máscaras de proteção.

Confira abaixo as entregas:

Quarta-feira, dia 12

Unidade Escolar

Bairro

EBM Profª Adelaide Starke

Itoupava Norte

EBM Conselheiro Mafra

Velha Grande

CEI Dr. Arão Rebello

Velha Grande

CEI Monteiro Lobato

Velha Central

CEI Olga Brehmer

Velha Central

EBM Profª Zulma Souza da Silva

Velha Central

CEI Walter Rosemann

Fidélis

EBM Profº Rodolfo Hollenweger

Fidélis

OSC Sao Roque

Itoupava Norte

CEI Manoela Reinert

Itoupava Norte

CEI Heinrich Reif

Nova Esperança

CEI Profª Maria Zimmermann

Boa Vista

EBM Profº Fernando Ostermann

Boa Vista

EBM Gustavo Richard

Fortaleza

EBM Profª Alice Thiele

Garcia

EBM Tiradentes e Profª Julia S.

Garcia

EBM Henrique Alfarth

Progresso

CEI Hercilia Krug

Progresso

CEI Vereador Ewaldo Moritz

Progresso

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 99935-3561.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.


Ambulatório da Vila Germânica registra 77 atendimentos 

Nesta terça-feira, dia 11, 77 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 51 testes realizados no local.  

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 

Ambulatórios Gerais realizam testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta terça-feira, dia 11, as unidades realizaram 355 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 120 testes RT-PCR realizados.

 

 



postada em 11/08/2020 19:43 - 3052 visualizações



Fotos