Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 06/07/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 14º óbito por Covid-19
Blumenau registrou nesta segunda-feira, dia 06, o 14º óbito por Coronavírus (Covid-19) no município. A vítima foi um homem de 73 anos, portador de comorbidades, que estava internado desde o dia 27 de junho em um hospital da cidade. A cidade soma ainda 3.112 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 156 pessoas a mais que o registrado no último domingo, dia 05, quando o município contabilizava 2.956 casos positivos.
Entre os casos positivos, 1.285 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.258 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 71 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 33 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 38 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Os números de moradores de Blumenau hospitalizados são: 27 em UTI, sendo 16 confirmados e 11 em investigação, e 29 em enfermaria, sendo 11 confirmados e 18 em investigação. O município contabiliza também 1.813 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. 
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Segundo fim de semana de fiscalização registrou 173 ocorrências envolvendo aglomeração
No segundo fim de semana em que a força-tarefa da Prefeitura de Blumenau abordou estabelecimentos e residências para reforçar as medidas restritivas na cidade, 173 ocorrências foram registradas. Somente no fim de semana a ação contabilizou quatro fiscalizações em mercados, lavratura de 12 autos de intimação, interrupção de 10 eventos particulares, dispersão de oito aglomerações em locais públicos e quatro cultos em estabelecimentos religiosos.
A ação de fiscalização que iniciou no dia 26 de junho já registra ao todo 439 ocorrências. Ao todo, a força-tarefa já contabiliza 23 fiscalizações em mercados, lavratura de 48 autos de intimação, interrupção de 20 eventos particulares, dispersão de 23 aglomerações em locais públicos, interdição de dois estabelecimentos e dispersão de cinco cultos em estabelecimentos religiosos.
O objetivo da operação é garantir o cumprimento das regras previstas no decreto nº 12.689, que impõem novas medidas restritivas de combate ao Coronavírus. Locais como lanchonetes, food parks, adegas, cafeterias, bares, padarias, restaurantes, pizzarias, supermercados, minimercados, mercearias e conveniências de postos de combust foram vistoriados. Residências onde havia aglomerações de pessoas, também foram alvos da fiscalização.
A iniciativa está sendo coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e da Polícia Militar. Mais de 30 profissionais atuaram na operação, divididos em equipes que percorreram os bairros da cidade. O trabalho conjunto vai continuar durante toda semana.
As ações de fiscalização continuarão sendo feitas. Denúncias relacionadas a casos de aglomeração ou desrespeito às medidas restritivas podem ser registradas por meio do telefone 199, que funciona 24h.

Novas medidas restritivas
Como medidas restritivas, Blumenau passou a controlar de forma mais rigorosa algumas atividades que envolvem o comércio, o transporte coletivo e o lazer da população. São elas:

- Lanchonetes, food parks, adegas, cafeterias, bares, padarias (com exceção do comércio essencial às margens de Rodovia)
Horário de funcionamento estabelecido: até as 22h.
Restrições: Obrigatoriedade das medidas sanitárias já existentes.

- Restaurantes e pizzarias
Horário de funcionamento estabelecido: até as 23h.
Restrições: Obrigatoriedade das medidas sanitárias já existentes.

- Supermercados, minimercados, mercearias
Horário de funcionamento estabelecido: normal.
Restrições: Entrada autorizada de uma pessoa por família, sujeito à penalidade em casos de descumprimento.

- Conveniências de postos de combustíveis
Horário de funcionamento estabelecido: limitado.
Restrições: Proibido o consumo de bebidas alcoólicas no interior e arredores do estabelecimento.

- Transporte coletivo
Horário de funcionamento estabelecido: último horário 23h15.
Restrições: Proibida a circulação de idosos (acima de 60 anos).

- Parques públicos
Fechados por tempo indeterminado.

- Aglomerações de pessoas em qualquer ambiente, seja público e privado, interno ou externo
Proibido por tempo indeterminado.

Prefeitura retoma entrega de Kits Alimentação Escolar
Nesta terça-feira, dia 07, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), retoma as entregas dos Kits Alimentação Escolar. Entre terça e quinta-feira, dias 7, 8 e 9, mais de 2.200 Kits serão entregues nos bairros Fortaleza, Fidelis, Vila Nova, Escola Agrícola, Tribess, Itoupava Norte e Progresso.
Na próxima semana, as entregas iniciam já na segunda-feira, dia 13, com mil Kits entregues por dia. Vale lembrar que os Kits são compostos por alimentos da agricultura familiar, de base seca, que foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e complementado com investimento próprio do Município.
Além disso, o novo cadastro (disponível no site da Prefeitura até o último domingo, dia 05) para as famílias dos alunos interessados em receber o Kit Alimentação Escolar, contou a adesão de mais de 6 mil inscritos. Ao total, mais de 20 mil alunos das Escolas e CEIs da rede receberão o benefício, porém, para os novos inscritos, a entrega inicia em agosto. 
De acordo com a Secretária de Educação, Patrícia Lueders, a expectativa da Prefeitura é realizar, pelo menos, mais duas entregas. “Sabemos da importância desses alimentos para as famílias da Rede, principalmente durante a suspensão das atividades presenciais”, pondera. Vale lembrar que a Prefeitura já distribuiu 120 toneladas de produtos da agricultura familiar e cerca de 95 de alimentos de base seca, totalizando aproximadamente 215 toneladas de alimentos. 

Confira abaixo o cronograma de entrega desta terça-feira:
EBM Patricia Helena F. Pegorim, no bairro Fortaleza, no período matutino
CEI Paulo Zimmermann, no bairro Fidélis, no período matutino
EIM Alwino Dorow, no bairro Fortaleza Alta, no período vespertino
CEI Dr. Wilson Gomes Santiago, no bairro Vila Nova, no período vespertino
CEI Manoel da Luz Rampelotti, no bairro Escola Agrícola, no período vespertino

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 9 9935-3561. Somente nesta segunda-feira, dia 06, foram contabilizados 247 atendimentos, 65 pelo telefone 156, opção 2, e outros 182 pelo WhatsApp.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ambulatório da Vila Germânica registra 159 atendimentos nesta segunda
Nesta segunda, dia 06, 159 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Nenhum paciente recebeu encaminhamento para um dos hospitais da cidade e foram realizadas 174 coletas de testes, abrangendo pessoas avaliadas no Ambulatório da Vila Germânica e também as encaminhadas por outras unidades da rede municipal de saúde. 
Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais realizam Atendimento Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. Somente nesta segunda-feira, dia 06, foram realizados 279 atendimentos nos AGs, resultando em 90 encaminhamentos de coletas de testes para suspeitas de Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica.

Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:

Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 - Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 - Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº - Badenfurt
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Prefeito encaminha ofício com pedido de liberação do FGTS
Nesta segunda-feira, dia 06, o prefeito Mário Hildebrandt encaminhou o ofício n°355/2020 destinado à Caixa Econômica Federal solicitando a liberação do FGTS para os munícipes atingidos pelo Ciclone Extratropical. Os levantamentos preliminares da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedeci), calculam que os prejuízos superam a marca R$ 6 milhões, envolvendo danos ao patrimônio público e privado em Blumenau e que mais de 120 mil pessoas foram afetadas pelos ventos e chuva na cidade. O evento, que aconteceu na última terça-feira, dia 29, comprometeu ainda unidades de saúde, instituições de ensino e outros prestadores de serviço.



postada em 06/07/2020 20:23 - 3282 visualizações



Fotos