Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 06/03/2021
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus.

Blumenau registra 341 óbitos por Coronavírus

Blumenau registrou mais dois óbitos, somando agora 341 mortes por Coronavírus no município. Nesta sexta-feira, dia 5, foi confirmada a morte de uma mulher de 82 anos, que estava internada em UTI desde o dia 2 de março. A outra vítima foi uma mulher de 84 anos, que estava internada em UTI desde o dia 23 de fevereiro. As duas vítimas tinham comorbidades.

Blumenau registrou ainda neste sábado, dia 6 de março, um total de 43.141 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 231 a mais do que registrado na última sexta-feira, dia 5, quando o município contabilizava 42.910 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 13 foram por meio do RT-PCR, 11 por testes rápidos, 206 de antígeno e 1 sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 142.699 testes para Covid-19. Somente neste sábado foram processados 775 exames. Entre os casos positivos, 1.832 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.740 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e região, 149 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 64 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 85 em enfermaria. Destes na UTI, 45 pacientes são de Blumenau (sendo 36 confirmados e 9 em análise) e 19 pacientes da região (sendo 15 confirmados e 4 em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 97%. Já em enfermaria são 72 pacientes de Blumenau (sendo 56 confirmados e 16 em análise) e 13 da região (sendo 11 confirmados e 2 em análise), com taxa de ocupação de 48%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 328 atendimentos, com 60 deles decorrentes de síndromes gripais.

O município contabiliza também 40.968 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Blumenau aplicou neste sábado 373 vacinas entre 1ª e 2ª doses

Neste sábado, dia 6 março, foram aplicadas 367 vacinas da primeira dose, somando 13.438 até o momento. No mesmo dia foram aplicadas seis vacinas da segunda dose, totalizando 7.271. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.

Forças de segurança intensificam fiscalização das medidas restritivas neste fim de semana

As forças de segurança do município seguem intensificando as fiscalizações das medidas restritivas impostas pelo Decreto nº 1.172, do Governo do Estado, que estabelece lockdown durante o fim de semana. Desde o dia 19 de fevereiro foram 158 abordagens que resultaram em 18 interdições e 214 atendimentos pelo telefone. Somente neste sábado, dia 6, desde às 18h de sexta-feira, dia 5, a força-tarefa fez 18 abordagens, não resultando em interdições e 37 orientações pelo telefone 199.

Desde às 23h de sexta-feira, dia 5, até as 6h da manhã de segunda-feira, dia 8, poderão funcionar somente os estabelecimentos considerados essenciais, conforme o Decreto nº 562 do Governo Estadual. Entre os locais que podem funcionar, estão os estabelecimentos de alimentação às margens de rodovias que não podem ter consumação de alimentos e bebidas no local, mas poderão trabalhar com tele-entrega ou retirada no balcão.

O trabalho de fiscalização é coordenado pela Secretaria de Defesa Civil e envolve equipes da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, mais 40 profissionais estão atuando nos bairros da cidade. As ações ocorrem de domingo a quinta-feira, das 18h às 24h, e sextas e sábados, das 18h às 6h da manhã.

*Clicando aqui você confere as medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado.

Denúncias
Durante a operação, a população também poderá registrar denúncias relacionadas a casos de aglomeração em estabelecimentos, por meio do telefone 199, da Defesa Civil e 190 da Polícia Militar. 

Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 339 testes

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, agora com atendimento estendido até meia-noite, aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam. Somente neste sábado, dia 6 de março, às unidades fizeram 440 atendimentos e 339 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.

Transporte coletivo para profissionais da saúde segue com operação neste fim de semana

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Trânsito e Transporte (Seterb), está disponibilizando, neste fim de semana, ônibus especiais para o deslocamento exclusivo de profissionais da área da saúde. As linhas seguem atuando somente no período em que o transporte coletivo convencional fica suspenso. Vale ressaltar que o sistema deixou de operar a partir das 14h30 deste sábado, dia 6 e segue suspenso até às 3h30 da segunda-feira, dia 8.

O transporte será oferecido exclusivamente para os profissionais que atuam em Blumenau e são vinculados a hospitais, Policlínica, PA da Unimed, Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais (AGs). Para fazer uso do transporte, os profissionais precisam estar devidamente identificados com documentos e/ou crachás que comprovem o vínculo empregatício.

Confira abaixo os horários de partida de cada linha:
*Linha 01 - Região do Garcia, linha 02 - Região da Velha, linha 03 - Região da Fortaleza e linha 04 - Região do Aterro.

Sábado
Saída dos bairros: 17h40
Saída dos hospitais: 19h20
 
Domingo
Saída dos bairros: 5h40 e 17h40
Saída dos hospitais: 7h20 e 19h20

Área Azul suspensa

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), reitera que neste sábado, dia 6, a cobrança de Área Azul foi suspensa em todo o município. A medida foi tomada devido ao Decreto 1.172, do Governo do Estado, que suspende o funcionamento de serviços não essenciais das 23h de 26 de fevereiro às 6h de 1º de março e, das 23h de 5 de março às 6h de 8 de março.

Com isso, os postos de regularização das amarelinhas, no Centro Comercial Borda e Rodoviária de Blumenau também terão atendimento suspenso nessas datas. Com a medida, os cartões que tiverem vencimento para estes dois dias poderão ser pagos no próximo dia útil.



postada em 06/03/2021 18:00 - 2717 visualizações



Fotos