Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 03/06/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 829 casos confirmados de Coronavírus 
Blumenau soma nesta quarta-feira, dia 03, 829 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 11 pessoas a mais que o registrado na última terça-feira, dia 2, quando o município contabilizava 818 casos positivos.
Entre os casos positivos, 368 pacientes estão em tratamento. Destes, 359 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros nove pacientes encontram-se hospitalizados, sendo seis em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três em enfermaria. 
O município contabiliza também 457 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda quatro óbitos confirmados por Covid-19. O óbito ocorrido no último domingo, que aguardava resultado de testagem para Covid-19, teve resultado negativo, sendo descartado como óbito por Coronavírus.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Pesquisa Ibope sobre Covid-19 inicia a partir desta quinta-feira em Blumenau
A partir desta quinta-feira, dia 04, moradores de 21 bairros de Blumenau poderão receber a visita de entrevistadores a serviço da 2ª fase da pesquisa Ibope, que faz parte de um estudo nacional de prevalência da Covid-19, contratado pelo Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Blumenau não tem participação direta na ação e atua como apoiadora no esclarecimento da pesquisa junto à população, após ter recebido diversos questionamentos sobre a mesma em 21 de maio, quando iniciou a 1ª etapa, porém, não havia sido feita nenhuma comunicação oficial sobre a atividade.
As visitas devem ocorrer entre quinta-feira, dia 04, até sábado, dia 6. Caso o número de entrevistas mínimo não seja atingido neste período, a coleta poderá ser estendida. A escolha dos 250 domicílios que devem ser visitados é aleatória. Blumenau foi uma das 133 cidades em que o estudo está sendo feito pelo instituto Ibope Inteligência, sob a coordenação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A terceira e última fase ocorrerá 14 dias após o término da ação desta semana.
De acordo com informações repassadas pelos responsáveis, a pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de Coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital. O objetivo, ainda segundo a empresa contratada, é medir o nível de imunização da população brasileira e identificar de que forma o vírus está se propagando pelo país. Os resultados servirão para auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia, baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus.
Durante a atuação dos entrevistadores, é disponibilizado aos participantes folhetos explicativos sobre o projeto e cartas de consentimento e assentimento. Também é fornecido endereço de e-mail exclusivo para o esclarecimento de dúvidas, o pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.com.

Pesquisas IBGE

O escritório local do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também está com dificuldade de completar as pesquisas que já eram feitas presencialmente antes do início da pandemia de Coronavírus. Entre elas, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios COVID19 (PNAD COVID19), que é uma parceria com o Ministério da Saúde.
O trabalho de contato com os moradores, além dos obstáculos anteriores, agora envolve uma ligação telefônica, na qual o informante se identifica como sendo do IBGE e o entrevistado responde as questões. Com os esforços feitos até agora, apenas cerca de 50% das entrevistas propostas tem sido alcançadas. Por semana, no município de Blumenau, em torno de 180 domicílios precisam ser contatados e por causa da desconfiança e da disseminação de informações falsas, muitas pessoas se recusam a responder a pesquisa por telefone.
O IBGE informa ainda que possui canais nacionais para que os contatados possam tirar dúvidas: pelo site respondendo.ibge.gov.br e no telefone 08007218181.

Bairros que devem ser visitados pela pesquisa Ibope:
Água Verde
Boa Vista
Escola Agrícola
Fortaleza
Fortaleza Alta
Garcia
Itoupava Central
Itoupava Norte
Itoupavazinha
Passo Manso
Progresso
Salto Do Norte
Salto Weissbach
Testo Salto
Tribess
Velha
Velha Central
Velha Grande
Victor Konder
Vila Nova
Vorstadt

Campanha de Vacinação contra gripe é prorrogada até 30 de junho
A Campanha Nacional de Vacinação contra influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho. Esta é a terceira e última fase da campanha, que teve início no dia 11 de maio e prioriza crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas. 
Para garantir o espaçamento entre um atendimento e outro e evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19, o agendamento on-line vem sendo realizado pela Semus desde o início da campanha de vacinação.
As agendas estão disponíveis para marcação, que pode ser feita acessando o aplicativo Pronto Mobile, pelo link disponibilizado no site da Prefeitura, ou ainda por contato telefônico com a unidade de saúde. O App pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS.
No momento da marcação on-line, o usuário deverá selecionar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove a situação. A Semus orienta ainda que as pessoas que forem até a unidade, tenham em mãos documento que comprove a condição para a vacinação, a carteira de vacinação e que esteja usando máscara.
Horários Ampliados 
Os horários ampliados para a vacinação seguem previstos até o dia 5 de junho, data anteriormente definida para o término da campanha. Neste período, os sete Ambulatórios Gerais (AG) de Blumenau ampliarão o funcionamento das salas de vacinação até as 20h.

Alô Saúde Blumenau registra 81 atendimentos virtuais
A comunidade também pode contar com atendimento virtual por meio do Alô Saúde Blumenau, em outros dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561. Nesta quarta-feira, dia 03, o Alô Saúde registrou 81 chamadas, com 30 ligações por meio do 156, opção 2 e 51 atendimentos via Whatsapp. 
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ambulatório da Vila Germânica registra 82 atendimentos nesta quarta
Nesta quarta-feira, dia 03, 82 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Além dos atendimentos, foram feitas 62 coletas de testes, abrangendo pessoas avaliadas no Ambulatório da Vila Germânica e também encaminhadas por outras unidades da rede municipal de saúde.
Os atendimentos seguem diariamente, das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais atendem 69 pessoas pelo Rápido Covid-19 
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica. Somente nesta quarta-feira, dia 03, foram feitos 69 atendimentos nos AGs, resultando em 39 encaminhamentos para coleta de testes para suspeitas de Covid-19. 

Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:

Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 - Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso 
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h 

Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 – Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº - Badenfurt 
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.



postada em 04/06/2020 08:20 - 944 visualizações



Fotos