Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 01/07/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 2.575 casos de Coronavírus
Blumenau registrou nesta quarta-feira, dia 1º, 2.575 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 117 pessoas a mais que o registrado na última terça-feira, dia 30, quando o município contabilizava 2.277 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura já realizou 12.740 testes para Covid-19.

Entre os casos positivos, 1.209 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.187 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros 22 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 12 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 em enfermaria.

O município contabiliza também 1.356 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda 11 óbitos, contabilizando esse óbito confirmado hoje, de um senhor de 70 anos, que testou positivo após o falecimento.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Sobe para 204 o número de ocorrências após temporal em Blumenau

A Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) atualizou no fim desta quarta-feira, dia 1º, os números de ocorrências provocados pelo forte temporal que passou por Blumenau durante a tarde de ontem, 30. Subiu para 204 o número de atendimentos no município, o atendimento dos casos foi atendido pela própria defesa civil, Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), com auxílio do Corpo de Bombeiros e também da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb).

As equipes continuam trabalhando no atendimento às demandas registradas. Como muitos casos envolvem a retirada de árvores e galhos sobre residências exigem cautela para evitar que cause ainda mais danos à estrutura. Os trabalhos serão suspensos durante o período da noite, para garantir a segurança dos profissionais envolvidos.

A Defesa Civil recebeu até o momento, 25 pedidos de avaliação de risco de muros e árvores. Foram registradas 109 quedas de árvores e 57 destelhamentos. Mais de 300 kits de lona foram entregues, porém a Secretaria ressalta que as lonas são entregues para situações emergenciais, para que os moradores possam cobrir móveis e eletrodomésticos durante o período a chuva, diminuindo os prejuízos. A Prefeitura, com base nos levantamentos dos prejuízos, analisa a possibilidade de decretar estado de emergência em Blumenau.

Em caso de risco de queda de árvore, as pessoas devem entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do telefone 199 ou então pela ouvidoria do município, no telefone 156. Os técnicos da Defesa Civil irão até o local fazer uma vistoria e em caso de risco iminente, autorizam a poda ou corte das mesmas.

Instituições de ensino atingidas
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) registrou 62 ocorrências, 27 nas Escolas e 35 nos Centros de Educação Infantil (CEIs). As principais ocorrências envolvem destelhamento e queda de árvores. As Escolas mais atingidas foram a EBM Machado de Assis e a EBM Tiradentes e Júlia Strzalkowska. A Semed já iniciou os reparos e as equipes de engenharia seguirão vistoriando as unidades nos próximos dias.

Alerta durante manutenção em telhados
Os agentes da Defesa Civil constataram que muitas pessoas estão se arriscando para fazer o conserto de telhados em edificações. A Secretaria pede que os blumenauenses tenham cuidado, já que nem toda pessoa tem habilidade de executar trabalhos em altura. Nestes casos é importante sempre usar Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado, para evitar acidentes. Ou então, contratar empresa especializada para fazer esse tipo de serviço.

  • Somente suba em alturas se você é treinado na NR 35, ou contrate profissionais que sejam capacitados;
  • Desligue os disjuntores elétricos antes de permitir que alguém suba no telhado para evitar choques;
  • Atente para a estrutura do telhado;
  • Sempre usar linha de vida e capacete.

Semed abre novo cadastro para recebimento dos Kits Alimentação Escolar
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), disponibiliza um novo cadastro para os alunos que não se inscreveram e tem interesse em receber o Kit Alimentação Escolar. O cadastro pode ser feito no site da Prefeitura por meio do link www.blumenau.sc.gov.br/kitalimentacao até o próximo domingo, dia 05.

Em abril a Prefeitura já havia aberto o canal de cadastro para as famílias e, contou com a adesão de aproximadamente 14 mil crianças e adolescentes inscritos. Porém, devido ao cenário da Covid-19 em Blumenau e o não retorno das aulas presenciais dentro dos próximos meses, o município optou por ampliar o benefício. “Nosso objetivo é atender todas as famílias que necessitarem dos alimentos neste período de suspensão das atividades presenciais das unidades de ensino”, comenta a Secretária de Educação, Patrícia Lueders.

Os Kits são compostos por produtos provenientes da agricultura familiar, base seca e máscara de proteção e as entregas devem iniciar no início de agosto. Entretanto, é importante destacar que as famílias que já realizaram o cadastro ou que fazem parte do Programa Bolsa Família, não necessitam se cadastrar no link.

Entrega dos Kits Alimentação Escolar retornam na próxima quarta-feira, dia 08
Na próxima quarta-feira, dia 08, a Secretaria de Educação retoma a entrega dos Kits Alimentação Escolar, o objetivo é entregar mil Kits por dia. Até o momento, a Prefeitura já distribuiu 120 toneladas de produtos da agricultura familiar e cerca de 95 de alimentos de base seca, totalizando  aproximadamente 215 toneladas de alimentos. O cronograma de entrega será definido nos próximos dias.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
Durante a pandemia do novo Coronavírus, a comunidade pode contar com atendimento virtual sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 9 9935-3561. 

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ambulatório da Vila Germânica registra 69 atendimentos nesta quarta
Nesta quarta-feira, dia 1º, 69 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para casos suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Uma pessoa recebeu encaminhamento para um dos hospitais da cidade.

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais realizam Atendimento Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19.  Nesta quarta-feira, 1º, os Ambulatórios registraram 214 atendimentos pelo Rápido Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica.

Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:

Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 - Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 – Progresso
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 – Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº - Badenfurt
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.



postada em 01/07/2020 20:06 - 1968 visualizações



Fotos