Google+


Boletim Coronavírus Blumenau 19/06/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 1.354 casos de Coronavírus
Blumenau soma nesta sexta-feira, dia 19, 1.354 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 67 pessoas a mais que o registrado na última quinta-feira, dia 18, quando o município contabilizava 1.287 casos positivos. Desde o início da pandemia, o município já realizou 8.914 testes para Covid-19.
Entre os casos positivos, 629 pacientes estão em tratamento. Destes, 616 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros treze pacientes encontram-se hospitalizados, sendo seis em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete em enfermaria. 
O município contabiliza também 719 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda seis óbitos confirmados por Covid-19.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
 

Transporte coletivo para profissionais da saúde segue com operação apenas nos fins de semana e feriados

A partir desta segunda-feira, dia 22, o transporte coletivo exclusivo para os profissionais da saúde passa a operar apenas aos finais de semana e feriados, atuando somente nos dias em que o transporte coletivo geral para a população estará suspenso. Os veículos que realizavam as linhas especiais serão realocadas para o reforço das linhas gerais em horários de pico.

Após o retorno do transporte coletivo, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) realizou avaliações constantes no número de passageiros que utilizam as linhas exclusivas para os profissionais da saúde. A avaliação registrou a diminuição no número de passageiros em cerca de 50% antes do retorno do transporte coletivo. Entre os dias 01 e 14 de junho, por exemplo, o sistema registrou a circulação de 1.751 passageiros. Já na última semana, entre os dias 15 e 18 de junho, o número de usuários foi de 884.

 “Entendemos que o retorno do transporte coletivo possibilitou mais flexibilidade para os profissionais da saúde com mais opções de horários e linhas específicas. Além disso, os veículos poderão ser realocados para o reforço das linhas gerais em horários de pico, melhorando as condições de transporte para toda a população” destaca Lairto Leite, secretário da Seterb.

É importante lembrar que para fazer uso do transporte coletivo nos fins de semana e feriados, os profissionais precisam estar devidamente identificados com documentos e/ou crachás que comprovem o vínculo empregatício.

 

Confira abaixo os horários de partida de cada linha:

Linha 01 - Região do Garcia:

Horário de partida: 5h45, 11h45 e 17h45

 

Linha 02 - Região da Velha:

Horário de partida: 5h45, 11h45 e 17h45

 

Linha 03 - Região da Fortaleza:

Horário de partida: 5h45, 11h45 e 17h45

 

Linha 04 - Região do Aterro:

Horário de partida: 5h40, 11h40 e 17h40

 


Transporte intermunicipal e Blufácil retomam operações nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, dia 22, o transporte intermunicipal está autorizado a retomar suas atividades em Blumenau. A definição de retorno foi possível após uma decisão tomada pelo Governo de Santa Catarina, no dia 1º de junho, oficializada pelo governador Carlos Moisés. A medida possibilitou um novo modelo de gerenciamento de ações durante a pandemia do novo Coronavírus, baseada na regionalização.

Além disso, nesta segunda a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) retorna as atividades com o transporte Blufácil, que é oferecido pela Prefeitura de Blumenau para as pessoas com dificuldades severas de locomoção. Mediante agendamento prévio, um veículo adaptado leva gratuitamente a pessoa a qualquer ponto da cidade para realizar tratamentos de saúde, como reabilitação e fisioterapia.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h e respeitará a lotação máxima de 60% da capacidade, além de seguir as medidas de controle como uso obrigatório da máscara e disponibilização de álcool em gel 70% nos veículos.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade também pode continuar utilizando o atendimento virtual, via Whatsapp, durante todo o final de semana. O Alô Saúde Blumenau, mantém as orientações por meio do Whatsapp no telefone (47) 99935-3561, com funcionamento 24 horas por dia.


Ambulatório da Vila Germânica registra 118 atendimentos nesta sexta-feira, dia 19
Nesta sexta-feira, dia 19, 118 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com três pessoas senso encaminhadas para um dos hospitais da cidade.
Os atendimentos seguem neste sábado e domingo, dias 20 e 21, das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.
 

Ambulatório da Velha realiza Atendimento Rápido Covid-19 neste sábado
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs), pelo Atendimento Rápido Covid-19. Neste sábado, dia 13, o Ambulatório Geral da Velha mantém o atendimento a população das 7h às 12h, na tenda do Rápido Covid-19. Somente nesta sexta-feira, 19, os AGs realizaram 135 atendimentos, que resultaram em 56 encaminhamentos para coleta de exames.

Confira abaixo os locais para o atendimento rápido neste sábado, 20:
Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Das 7h às 12h
  
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso 
Das 7h às 12h 
           
 



postada em 19/06/2020 20:00 - 1527 visualizações



Fotos