Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 5/8/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 67 óbitos por Coronavírus

Blumenau registrou na tarde desta quarta-feira, dia 5, mais dois óbitos por Coronavírus (Covid-19) no município. Além de mais duas mortes confirmadas pela manhã, de um homem de 62 anos e outro de 65, ambos com comorbidades. Somando aos óbitos desta manhã, a cidade totaliza 67 mortes por Covid-19.

A cidade soma ainda 9.682 casos confirmados de Coronavírus, 165 pessoas a mais que o registrado na última terça-feira, dia 4, quando o município contabilizava 9.517 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 32.204 testes para Covid-19.
Entre os casos positivos, 2.326 pacientes estão em tratamento. Destes, 2.257 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 109 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 67 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 42 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 55 pacientes são de Blumenau (47 confirmados e 8 em análise) e 12 pacientes da região (8 confirmados e 4 em análise). Já em enfermaria são 39 de Blumenau (22 confirmados e 17 em análise) e 3 da região (1 confirmado e 2 em análise).

O município contabiliza também 7.289 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Novas medidas atualizam restrições para o enfrentamento do Coronavírus em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau, por meio de uma coletiva de imprensa transmitida on-line na tarde desta quarta-feira, dia 5, divulgou o Decreto de nº 12.765 , com alteração das medidas restritivas para o enfrentamento da Covid-19. As mudanças têm o objetivo de adequar as atividades não essenciais, considerando a evolução positiva da situação do Coronavírus no município, com base em indicadores e evolução das três últimas semanas.

Entre as alterações está a ampliação do horário de funcionamento do comércio a partir desta quinta-feira, dia 6. O comércio em geral, bem como shopping centers, galerias e centros comerciais passam a atender das 9h às 18h. Porém, excepcionalmente neste sábado, dia 8, véspera do dia dos pais, o comércio em geral poderá atender das 9h às 18h (exceto os shopping centers, que abrirão das 10h às 19h).

Os restaurantes, lanchonetes, food parks, bares, tabacarias, adegas e similares também passam a atender das 9h às 18h a partir de amanhã. Neste final de semana, dia 8 e 9, de forma excepcional, os restaurantes poderão realizar atendimento no local, respeitando o horário de funcionamento: no sábado das 9h às 18h e no domingo das 10h às 16h. Os estabelecimentos devem obedecer as regras sanitárias estaduais e respeitar a lotação máxima de 50% da capacidade.

Já o atendimento em salões de beleza, cabeleireiros e barbearias fica permitido, sem restrição de horário. Entretanto, estes estabelecimentos deverão trabalhar por agendamento e com capacidade reduzida.

Atividades essenciais como supermercados, farmácias e postos de gasolina (sem consumo no local) podem atender após às 18h e os serviços privados essenciais de alimentação seguem com compra sem consumo no local, apenas com retiradas no balcão, drive-thru e delivery. 

As academias terão adequação dos horários de funcionamento, também a partir desta quinta, visando a distribuição dos atendimentos. Estes estabelecimentos poderão funcionar, nos dias de semana, em dois intervalos de horários; das 06h às 10h e das 17h às 22h. Além das medidas vigentes, os cultos e missas também serão liberadas nas quartas-feiras para todos os credos. 

É importante destacar que no fim de semana dos dias 15 e 16, o atendimento tanto para comércio como para restaurantes e bares deverá ser suspenso conforme o decreto 12.751, divulgado no dia 27 de julho. Todas as medidas restritivas valem até o dia 17 de agosto, sendo que a suspensão do transporte coletivo também foi prorrogada até esta data. Novas medidas podem ser definidas, para além do decreto, com base na situação diária do combate ao Coronavírus.

Secretaria de Educação inicia entrega da terceira etapa dos Kits Alimentação

A Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação (Semed) e Assistência Social (Semudes), iniciou a terceira entrega dos Kits Alimentação Escolar. Esta etapa contempla os alunos inscritos no primeiro e segundo cadastro, porém, a entrega inicia pelas famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. Ao total, cerca de 18 mil estudantes serão beneficiados. 

Assim como as duas primeiras etapas, os próximos Kits serão compostos por alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar e máscaras de proteção. Vale lembrar que a Prefeitura já entregou aproximadamente 30 mil Kits, que somam mais de 400 toneladas de alimentos. 

Confira abaixo as entregas de quinta-feira, dia 6:

CEI Brandina Buerger

Valparaíso

CEI Dario Joao Vieira

Valparaíso

CEI Frieda Zadrozny

Glória

CEI Osvaldo Deschamps

Glória

CEI Profº Emiliano Stolf

Glória

CEI Profº Joao B. Petry

Velha Central

Profª Teresa Raquel de Araújo

Vorstadt

CEI Profª Leonides Westarb

Ribeirão Fresco

CEI Herondina Helena da Silva

Ponta Aguda

OSC Lar Betânia

Ponta Aguda

CEI Dr. Wilson Gomes Santiago

Vila Nova

CEI Augusto Koester

Vila Nova

CEI Pedro Krauss

Vorstadt

CEI Profª Leonides Westarb

Vorstadt

CEI Profª Teresa Raquel S. de Araujo

Ribeirão Fresco

EBM Pastor Faulhaber

Ribeirão Fresco

CEI Daniel Bressanini

Nova Esperança

CEI Jose Dickmann

Passo Manso

CEI Profª Elzira Hornburg

Passo Manso

CEI Wally Serena Brandes

Passo Manso

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 99935-3561.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.


Ambulatório da Vila Germânica registra 64 atendimentos 

Nesta quarta-feira, dia 5, 64 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 40 testes realizados no local.  

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 

Ambulatórios Gerais realizam testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta quarta-feira, dia 5, as unidades realizaram 351 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 134 testes RT-PCR realizados.

 



postada em 05/08/2020 18:56 - 3263 visualizações



Fotos