Google+


Blumenau faz participação histórica na maior Oktoberfest do mundo
Prefeito de Blumenau e secretário de Turismo participaram como convidados da cerimônia de sangria do primeiro barril

A Oktoberfest Blumenau está consolidada. Apesar de reconhecida como a segunda maior festa alemã do mundo, a nossa festa nunca tinha participado como convidada oficial da festa que a inspirou, a Oktoberfest de Munique, na Alemanha. Isso mudou em 2023.

Desde o último sábado, dia 16, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, acompanhado do secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, e da realeza da festa, participou como convidado de honra da cerimônia de sangria do primeiro barril, do desfile oficial da festa e fez a troca de canecos entre os dois eventos. “Foram dias de muito trabalho e estamos muito felizes com o retorno, o reconhecimento que recebemos e como fomos tratados, por toda a equipe de organização da Oktoberfest de Munique. Sem dúvidas mais uma relação importante de parceria criada, unindo agora oficialmente as duas maiores festas alemãs do mundo”, destacou Hildebrandt.

Cerimônia de abertura
Para a sangria do primeiro barril em Munique, sempre às 12h do dia inicial da celebração, a organização da Oktoberfest reserva um espaço para convidados e autoridades. O prefeito de Blumenau e o secretário de Turismo estavam entre as autoridades, que contou ainda com a presença do prefeito de Munique, Dieter Reiter, e do governador da Baviera, Markus Soeder. “Conversamos com eles e falamos sobre nossa festa, nossa cultura e o quanto a festa em Munique foi essencial e inspiração para o início da nossa em Blumenau. Uma troca de experiências fantástica, que vem apenas reconhecer ainda mais o trabalho que nossa equipe tem feito pelo turismo de nossa cidade e do Vale Europeu”, reforçou Greuel.

Desfile oficial
O desfile em Munique acontece no primeiro domingo de festa e tem um percurso longo, de cerca de 6 quilômetros. Milhares de pessoas desfilaram neste domingo, dia 17, e ruas ficaram lotadas de moradores e visitantes que acompanharam as apresentações. “Recebemos um convite para estarmos mais uma vez com as autoridades e foi possível apreciar o desfile e ver sua riqueza em detalhes e o quão extenso ele é. Foram mais de 3 horas de desfile pelas ruas de Munique. É diferente dos nossos em Blumenau, pois mantém uma característica mais tradicional, mas realmente belíssimo e estar nesse lugar de destaque nos deixou muito felizes”, explicou o prefeito, que na noite de sábado também jantou com o presidente da Oktoberfest de Munique, Clemens Baumgärtner, e o secretário de Turismo de Munique, Benedikt Brandmeier. 

Troca de canecos
No final da tarde deste domingo, dia 17, Hildebrandt e Brandmeier trocaram os canecos oficiais das duas maiores Oktoberfests do mundo. “Voltamos para Blumenau com o sentimento de dever cumprido, prontos para tornar realidade também a nossa 38ª Oktoberfest”, ressaltou Greuel. Prefeito e secretário reforçaram o convite para que a comitiva de Munique esteja em Blumenau no mês de outubro e a previsão é que isso aconteça.



postada em 18/09/2023 09:26 - 1766 visualizações



Fotos