Google+


Prefeitura de Blumenau promove lançamento do 8º Casamento Coletivo
Com a divulgação do evento, inscrições podem ser feitas até o dia 5 de outubro na sede da Pró-família, na Rua Itapiranga, nº 368, no bairro Velha.

Na manhã desta quarta-feira, dia 6, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria da Família (Pró-família), realizou a cerimônia de lançamento do 8º Casamento Coletivo da cidade. O evento, junto à sala institucional do Biergarten, no Parque Vila Germânica, contou com a presença de autoridades municipais, dentre eles o prefeito Mário Hildebrandt, além do responsável pela Pró-família, Júlio César Pereira.

Com o lançamento do Casamento Coletivo na cidade, a Prefeitura oficializa também a abertura das inscrições, que devem ser feitas durante a semana, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h na sede da Pró-família, na Rua Itapiranga, nº 368, no bairro Velha. O prazo encerra no dia 5 de outubro.

Na oportunidade, o prefeito destacou a importância desta nova edição do Casamento Coletivo na cidade. ”O Casamento Coletivo representa uma parceria entre a Prefeitura com o Tribunal de Justiça para permitir que casais de baixa renda oficializem a união civil. É uma ação que vem acontecendo desde 2007 em Blumenau e já soma um total de 2.328 casais unidos”, diz.

Roberta Fernanda de Souza Cardoso e Jean Carlos Cardoso, um dos casais beneficiados pelo Casamento Coletivo em 2014, participaram do evento, lembrando da oportunidade de firmar a união civil na época. “o casamento representa a realização de um sonho de infância e a Pró-família nos beneficiou com esta oportunidade com a presença também dos pais e padrinhos na cerimônia. Foi muito bom”, disse Roberta.

Casamento Coletivo

A realização do 8º Casamento Coletivo em Blumenau está programado para o dia 5 de novembro deste ano, no Ginásio Sebastião Cruz – Galegão, na Rua Humberto de Campos, 550, no bairro Velha. A previsão da Secretaria da Família (Pró-família), responsável pela idealização e coordenação do casamento no município, é de que 250 vagas sejam preenchidas nesta edição.

Criado em 2007, a celebração do Casamento Coletivo de Blumenau, que ocorre em parceria com os Cartórios de Ofício de Registro Civil, acontece a cada dois anos, com autorização do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, contemplando o Artigo 226, parágrafo primeiro, da Constituição Federal de 1988 e posterior Artigo 1.512 do Código Civil Brasileiro, que garantem a gratuidade ao casamento civil para casais com hipossuficiência declarada.

Desde a primeira edição, 2.328 casais moradores da cidade de Blumenau já oficializaram a união. Em 2019, na última edição, o Casamento Coletivo contou com a participação de 216 casais. No ano de 2021, devido a gravidade da situação da pandemia de Coronavírus, a edição do Casamento Coletivo de Blumenau precisou ser cancelada.

Mais informações detalhadas sobre o Casamento Coletivo podem ser obtidas junto ao site da Prefeitura, neste link.

Assessor de Comunicação: Joni César

 

Saiba mais sobre esse assunto no PrefaBnu Play.



postada em 06/07/2022 11:18 - 1285 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin