Google+


Pró-Família comemora 18 anos de atuação em Blumenau
Alunos e ex-alunos contam como as oficinas oferecidas fizeram diferença em suas vidas.

O balé é uma das 49 oficinas oferecidas pela Secretaria da Família para crianças, adolescentes e idosos. A professora responsável atualmente é Taciana Gesser, cuja relação com a dança começou na própria oficina oferecida pela Prefeitura de Blumenau, quando aos sete anos ela passou a frequentar as aulas de dança folclórica.

Taciana conheceu a Pró-Família quando ainda era uma fundação e, apesar de ser ainda muito jovem, acompanhou boa parte dos 18 anos que a secretaria comemora neste sábado, dia 18 de março. Segundo ela, a passagem pelas aulas quando criança foi fundamental para a escolha da futura profissão. “Eu já sabia que queria ser professora, mas não sabia de quê. Foi nas aulas de dança que descobri que era isso que eu queria ensinar. Hoje a Pró-Família é a minha vida, porque eu venho trabalhar com muito amor, muito carinho”, conta.

Outra ex-aluna que guarda boas lembranças do tempo em que passou pela Pró-Família é a jornalista Tamara Caroline Schweder Nasato. Ela foi aluna do programa Adolescente Aprendiz quando tinha apenas 14 anos, e procurou o programa justamente para ter a primeira oportunidade profissional, como revisora em uma malharia. Tamara conta que o aprendizado durante o curso a ajudou muito em sua vida profissional. “A Pró-Família com certeza me trouxe muito mais noção de responsabilidade, de compromisso, saber respeitar os superiores. E, claro, um amadurecimento que hoje faz com que eu esteja na minha profissão, que eu amo tanto, que é o jornalismo”, relembra.

Mas não foram só os jovens que tiveram suas vidas impactadas positivamente pelas atividades gratuitas oferecidas pela Secretaria da Família de Blumenau. Entre os alunos do Pró-Idoso são muitos os relatos da melhora na saúde física, emocional e na qualidade de vida como um todo. Um exemplo disso é a dona Maria Salete Sendeski. Ela chegou na Pró-Família por insistência do filho, há 11 anos, em função de um quadro de depressão. “Aqui eu me curei sem remédio. Aqui pra mim é um cantinho do céu. Quem quiser ficar bem, de bem com a vida, é vir pra cá”.

O prefeito Mário Hildebrandt foi presidente da Pró-Família entre os anos de 2006 a 2008 e foi em sua gestão como prefeito que fundação foi transformada em secretaria e ganhou premiações e destaques nacionais com alguns de seus programas. “Blumenau é modelo para o Brasil, sendo o primeiro município a criar uma secretaria específica para promover uma política pública de fortalecimento da família. A Pró-Família é motivo de orgulho para todos nós, e eu fico muito feliz de fazer parte dessa história”, destaca.

Atualmente, a secretaria atende 900 crianças e adolescentes, e 1.500 idosos só na sede central. Somam-se a esses números, outros 5.800 alunos distribuídos nos mais de 100 polos que a secretaria mantém em todos os bairros de Blumenau. “Temos um investimento anual de mais de R$5 milhões para manter todas as atividades funcionando. Entendemos que as atividades oferecidas pela Pró-Família fazem parte de algo maior, que é a política pública do desenvolvimento social, da melhoria da qualidade de vida das pessoas”, pondera o secretário da Família, Júlio César Pereira.

Sobre a Pró-Família

A Pró-Família nasceu em 18 de março de 2005, por meio da Lei Complementar 515/2005, que criou a Fundação do Bem-Estar da Família Blumenauense. Suas atividades estão sediadas em dois prédios, na Rua Itapiranga, aos fundos do ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, onde funcionam as atividades do Programa Pró-Idoso; e na Rua Jacó Brueckheimer, onde funcionam as aulas do Programa Criança e Adolescente. Em 2019, com a reforma administrativa implementada pelo prefeito Mário Hildebrandt, transformou-se em Secretaria da Família.
Ao longo desses 18 anos, a Pró-Família recebeu destaques como o primeiro selo em 2018, para obter a certificação de “Cidade Amiga do Idoso”, fornecida pelo Governo Federal; o primeiro lugar na categoria de Políticas Públicas Relacionadas ao Fortalecimento de Vínculos Conjugais, do programa “Município Amigo da Família”, em 2020; e o reconhecimento de ser a primeira pasta específica do segmento no Brasil.
Além das oficinas para crianças, adolescentes e idosos, a secretaria ainda desenvolve o programa Adolescente Aprendiz, que consiste na preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho, por meio de parcerias com empresas de Blumenau. Com ele, uma média de 600 jovens são capacitados ao ano, tendo a oportunidade de estagiarem e, em muitos casos, serem contratados por essas empresas.

Outro braço de atuação da Pró-Família é junto aos Clubes de Mães. A secretaria realiza encontros mensais com as coordenadoras dos mais de 130 clubes existentes em Blumenau, que por sua vez reúnem em torno de duas mil mulheres. O município ainda apoia os grupos com a arrecadação de material para a confecção de artesanatos e a promoção da tradicional Feira da Amizade.

A Pró-Família também é a organizadora do Casamento Coletivo, que desde 2007 realiza o sonho de muitos casais de oficializar sua união, já tendo formalizado 2.545 casamentos nesse período.

A secretaria é ainda signatária do Movimento pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Onu, sendo que suas atividades estão correlacionadas aos objetivos de promover saúde e bem-estar, igualdade de gênero, redução das desigualdades, comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis e parcerias.


Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith



postada em 17/03/2023 14:09 - 1065 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider