Google+


Idosos são alfabetizados em aulas na Pró-família
Secretaria dispõe de oficinas gratuitas de alfabetização e letramento para pessoas acima de 60 anos

Blumenau mantém uma das taxas de alfabetização mais altas do país porque, além de garantir educação de qualidade e desenvolver políticas para prevenir a evasão escolar, promove um amplo trabalho de alfabetização de adultos. No caso dos idosos, a Secretaria da Família (Pró-família) é responsável por oferecer aulas gratuitas de alfabetização e letramento para este público há mais de 15 anos.

Atualmente, a secretaria conta com três turmas de alfabetização e duas de letramento, com capacidade para atender até 90 alunos. As aulas ocorrem de segunda a quinta, tanto no período matutino, quanto no vespertino. “Ao longo desses anos, já proporcionamos a muitos idosos de Blumenau oportunidade de aprender a ler e escrever. Mais de 1.400 alunos já passaram pelas aulas da Pró-família. É uma alegria para nós, pois a leitura e a escrita nos possibilitam exercer com dignidade a nossa cidadania”, ressalta o prefeito Mário Hildebrandt.

Cerca de 68 alunos estão frequentando as aulas este ano. Eles têm entre 65 a 82 anos. “Nunca é tarde para se aprender coisas novas. Além de desvendar o mundo vasto que a leitura nos proporciona, a alfabetização auxilia os idosos a exercitar a mente, a memória”, acrescenta o secretário Julio César Pereira.

As atividades ocorrem na sede do Pró-Idoso, localizado na Rua Itapiranga, 368, na Velha. Ainda há mais de 30 vagas disponíveis em algumas turmas. Os interessados podem procurar a secretaria presencialmente para se inscrever. Para ser aluno da Pró-família basta ter mais de 60 anos e residir em Blumenau.

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith



postada em 24/05/2024 09:16 - 543 visualizações



Fotos