Google+


Entenda como funciona o programa Adolescente Aprendiz da Pró-família
Aulas começaram na segunda, dia 5, para jovens que já conquistaram uma vaga nas empresas parceiras

Foto: Marcelo Martins

Para jovens à procura da primeira oportunidade profissional, a Secretaria da Família (Pró-família) oferece o programa Adolescente Aprendiz. Criado em Blumenau há 19 anos, o programa intermedia a contratação de adolescentes entre 14 e 17 anos por empresas de Blumenau, ao mesmo tempo que promove a capacitação dos alunos para o mercado de trabalho.

As aulas neste ano começaram no dia 5 de fevereiro. Atualmente, a secretaria conta com 229 aprendizes contratados por 53 empresas. Eles estão divididos em cursos conforme a área de atuação: Serviços Administrativos, Produção e Vendas. 

Para ingressar em um dos cursos do Adolescente Aprendiz, os jovens precisam inicialmente cadastrar-se junto à Pró-família. “É importante lembrar que o cadastro por si só não garante uma vaga. As vagas surgem conforme a demanda das empresas que são parceiras do programa. Cada vez que uma empresa parceira abre vagas de estágio, a secretaria realiza uma triagem entre esses cadastros, levando em conta o endereço e o perfil do adolescente, que precisa ser compatível com a função que realizará. Os adolescentes selecionados passam por uma entrevista de emprego e, se vão bem, são contratados como aprendizes, com registro na carteira profissional”, explica o secretário da Família, Júlio César Pereira.

A permanência do jovem no programa varia entre 17 a 24 meses, dependendo da área de atuação e está sempre vinculada à vaga de emprego. Neste período, os alunos trabalham durante quatro dias na empresa e, uma vez por semana, participam de uma aula na Pró-família, onde aprendem noções básicas de português, matemática, leis trabalhistas, além de postura profissional, entre outros assuntos. “Abrimos novas turmas mediante a demanda das empresas. Geralmente no início do ano é o período em que surgem a maioria das vagas. Mas as contratações podem ocorrer o ano todo. Como os cursos ocorrem por módulos, o adolescente passa por todas as etapas, independente do período do ano em que entrou no programa”, acrescenta o secretário.

O cadastro no Adolescente Aprendiz é feito na sede do Criança e Adolescente, situada na Rua Jacó Brueckheimer, 370, bairro Velha. Para isso é preciso apresentar cópia de CPF, Carteira de Trabalho e Carteira de Identidade. Os candidatos devem residir em Blumenau e devem estar matriculados em uma unidade escolar. O horário de atendimento na Pró-família é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith



postada em 07/02/2024 15:02 - 1189 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins