Google+


Parque São Francisco de Assis é reaberto após seis anos
Fechado desde 2008, o local voltou a estar à disposição da comunidade na manhã desta sexta-feira.

Foto: Eraldo Schnaider

A alegria tomou conta na solenidade de reabertura do Parque Natural Municipal São Francisco de Assis. Fechado desde a tragédia climática de 2008, na manhã desta sexta-feira, dia 21 de março, o local voltou a estar à disposição da comunidade. A pedidos da população, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) da Prefeitura de Blumenau, realizou os trabalhos de reestruturação na área do parque, fazendo com que as atividades voltadas à educação ambiental sejam retomadas.

A solenidade que decretou a reabertura do Parque São Francisco de Assis contou com a presença do prefeito Napoleão Bernardes, do vice-prefeito, Jovino Cardoso, da presidente da Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena), Lúcia Sevegnani, do presidente da Faema, Jean Carlos Naumann, além de outras autoridades municipais. Todos se mostraram alegres com a reabertura da área ambiental e aproveitaram a oportunidade para ressaltar a importância de preservar o Meio Ambiente.

A área passou por obras de revitalização, com a realização de limpeza, além de fixação de novas placas informativas. Obras de aperfeiçoamento na sede e recondicionamento de pontes também foram realizadas, além de instalações elétricas, desobstrução de trilhas, entre outras melhorias. Para Jean Naumann, presidente da Faema, a reabertura do parque é motivo de regozijo, uma vez que o local concede a oportunidade de efetuar o contato direto com natureza, possibilitando a execução de pesquisas científicas. “O significado do parque sempre foi voltado à educação ambiental, com uma floresta bem conservada”, disse.

Para o prefeito Napoleão Bernardes, ter uma vasta área florestal no Centro da cidade é motivo de contentamento. “Poder reabrir e agraciar a comunidade com o Parque São Francisco de Assis é algo muito especial”, enalteceu o prefeito. Napoleão também parabenizou toda a equipe da Faema, que se empenhou ao máximo nos trabalhos do parque.

Parque São Francisco de Assis
O Parque Natural Municipal São Francisco de Assis foi criado em 1995 e obtém 23 hectares de Mata Atlântica. Localizado na região central de Blumenau, o parque é rico em flora e fauna. Em prol da educação ambiental, o local contém trilhas que possibilitam caminhadas, onde se pode desfrutar dos recursos naturais. Logo, são quatro trajetos diferentes, sendo eles: Caminho das Águas, Caminho do Tucano, Caminho da Cutia e Caminho do Tatu. Localizado no final da rua Ingo Hering, no Centro, o Parque São Francisco de Assis é aberto de segunda a sábado, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas através do fone (47) 3381-6200.

 

Assessor de Comunicação: Jhulian Pereira

 



postada em 21/03/2014 11:51 - 19273 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider