Google+


Prefeitura de Blumenau promove mutirão de castração gratuita de animais a partir desta quinta-feira
A ação está marcada para os dias 14, 15 e 16, no Setor 2 do Parque Vila Germânica

Foto: Eraldo Schnaider

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), promove mais um mutirão de castração gratuita de animais nesta quinta, sexta e sábado, dias 14, 15 e 16, no Setor 2 do Parque Vila Germânica.

O mutirão de castração é uma ação permanente no município, destinada especificamente para as ONGs, protetores independentes registrados e famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único (CadUnico). As castrações são realizadas somente com inscrição prévia pelo WhatsApp 47 99983-5657.

A intenção é castrar e microchipar cerca de 750 animais no total, entre cães e gatos. Segundo a diretora de Educação Ambiental e Bem-Estar Animal, Tatiana Regina Lenzi Alvise, "este mutirão é fundamental para o controle da população animal, contribuindo para o bem-estar dos animais e a saúde pública."
 
Até agora, 16.827 animais entre cães e gatos foram beneficiados com os mutirões. O secretário da Semmas, Jefferson Voigtlaender, ressaltou que “a castração é uma ferramenta essencial para prevenir o surgimento de doenças e reduzir o sofrimento animal”. Além disso, destacou a relevância na promoção da convivência harmoniosa entre seres humanos e animais, contribuindo para uma sociedade mais responsável e compassiva.

Preparativos importantes para castração de animais: 
Para garantir uma castração bem-sucedida e segura, lembre-se:
- Gatos devem ser transportados apenas em caixas apropriadas.
- Cães de porte grande devem estar com focinheira.
- Atenção ao jejum:
  - Para adultos: jejum de 8 horas para alimentos e 4 horas para líquidos.
  - Para filhotes (4 a 9 meses): jejum de 4 horas para alimentos e líquidos.
- Evite ultrapassar os horários de jejum recomendados, pois muitas horas sem alimento podem causar hipoglicemia e complicações durante e após a cirurgia.



postada em 11/03/2024 15:26 - 813 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider