Google+


Prefeitura de Blumenau firma termo de adesão junto à rede ICLEI
Com a medida, Blumenau passa a integrar as cidades e regiões do país que promovem debates e ações voltadas à sustentabilidade

Foto: Michele Lamin

Na tarde de terça-feira, dia 5 de dezembro, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), assinou termo de adesão junto à rede International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI). O objetivo é de fazer parte do movimento de internacionalização de cidades e regiões, participando dos principais debates globais sobre sustentabilidade.

O ato de assinatura foi realizado pelo prefeito, Mário Hildebrandt, com a participação da representante institucional do ICLEI Brasil na Região Sul e Mato Grosso do Sul, Cibele Carneiro, além do secretário da Semmas, Jefferson Voigtlaender, acompanhado pela equipe da pasta.

A adesão junto à rede ICLEI é resultado do interesse de Blumenau em realizar o seu Inventário de Gases do Efeito Estufa, com intuito de promover ações relacionadas à temática de mudanças climáticas que está em processo de filiação ao ICLEI, que é a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável.

Sustentabilidade

Com a adesão, Blumenau vai participar de uma série de atividades direcionadas ao impacto real no território brasileiro, incluindo ações como capacitação de servidores, desenvolvimento de atividades conjuntas e acesso ao portfólio de ações relacionadas à agenda climática e ao desenvolvimento sustentável.

O ICLEI é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativa em mais de 130 países, influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

A rede conta com especialistas que trabalham juntos aos governos, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

O secretário do Meio Ambiente de Blumenau, Jefferson Voigtlaender, ressalta a importância do ato junto à rede ICLEI. “O grande legado que a adesão ao ICLEI deixará para a cidade será a qualificação e capacitação que nossos servidores municipais receberão, e poderão aplicar na prática no dia a dia da cidade”, diz.



postada em 06/12/2023 14:25 - 587 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin