Google+


Prefeito visitará vinícola na Nova Rússia nesta sexta, dia 14
La Prima Vendemmia, colheita das primeiras uvas do ano, será realizada a partir das 14h.

Nesta sexta-feira, dia 14, o prefeito Mário Hildebrandt visitará a primeira vinícola da cidade, instalada no bairro Nova Rússia, para acompanhar La Prima Vendemmia. O evento, tradicional na cultura italiana, consiste na colheita das primeiras uvas do ano. O secretário da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Jefferson Voigtlander, e uma equipe técnica da secretaria, acompanharão a visita que está marcada para ocorrer às 14h. 

Desde 2019, a Diretoria de Desenvolvimento Rural (DDR), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), realiza um acompanhamento técnico na vinícola. A área inicial contava com aproximadamente 600 pés de uva em produção e a intenção do empreendedor Mário Pavesi era aumentar para 6 mil, usando parte para produção de suco e a outra parte para vinhos. “Nossa equipe orientou a análise do solo, adubação, plantio dos cavalos, correção do PH com a utilização de calcário, processos fundamentais para prolongar a vida útil do vinhedo”, explica o secretário Jefferson Voigtlander. 

O diretor da DDR, Josmar Dall' Acqua, explica que o sistema de plantio utilizado é o mesmo em São Paulo e Paraná por obter melhor desenvolvimento da planta. “Após estudos e observações de todo o processo, a técnica foi aplicada aqui por ser uma região bem quente. Esse sistema adotado ameniza os efeitos de longos períodos de estiagem”, afirma.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância de incentivar a agricultura familiar na cidade. “Sabemos que os pequenos produtores são responsáveis por grande parte dos alimentos na mesa dos brasileiros. A agricultura familiar gera empregos no campo, fomenta a renda local, contribui para o desenvolvimento rural sustentável, além de criar laços ainda mais duradouros dessas famílias com o local onde vivem. É grande a nossa satisfação em poder contribuir e incentivar para o desenvolvimento da agricultura familiar na nossa cidade”, afirma.

Serviço

La Prima Vendemmia (colheita das primeiras uvas do ano)

Quando: sexta-feira , dia 14.

Local: Rua Minas da Prata, 170 - Progresso. (acesso pela Pousada Rio da Prata Eco)

Horário: 14h. 

 



postada em 12/01/2022 10:04 - 399 visualizações



Fotos