Google+


Aberto o Encontro Blumenauense de Educação Ambiental
Evento tem como objetivo de socializar as práticas educativas relacionadas ao meio ambiente.

Acompanhado de autoridades do município, o prefeito Napoleão Bernardes fez a abertura das atividades que vão nortear o III Encontro Blumenauense de Educação Ambiental (Ebea), nesta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22. A abertura foi realizada no auditório da biblioteca da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Na oportunidade, o prefeito destacou a importância do evento para o município. “Esse é um momento de decisão e também um desafio, porque as questões que garantem a manutenção do meio ambiente dependem da sociedade. Somos os principais responsáveis pela melhoria da qualidade de vida”.

O prefeito destacou ainda que em breve mais um avanço significativo será feito em Blumenau em relação aos cuidados com o meio ambiente. Anunciou que um novo sistema para a coleta do lixo reciclado será instalado no município. O chefe do Executivo reforçou também as melhoras que estão em andamento em relação ao tratamento do esgoto. “Em 2010, o município contava com um índice de 4,8% de cobertura do tratamento de esgoto. Hoje, contamos com um incremento significativo neste processo, com um índice de mais de 40% do esgoto tratado em Blumenau”, disse.

A cerimônia de abertura do Ebea também contou com a apresentação de 26 integrantes do coral Marita Deeke Sasse da Etevi. Destaque também para a palestra de abertura “Histórico e perspectivas da educação ambiental crítica no contexto escolar”, com Carlos Frederico Loureiro, professor da UFRJ. Segundo Carlos, a região sul do Brasil tem mostrado preocupação com as questões do meio ambiente. “No cenário nacional, existe um preocupação em relação a isso em virtude de que as lideranças políticas têm se mostrado inoperantes. E o que vejo aqui é justamente o contrário. A região sul tem demonstrado interesse em relação ao tema e principalmente com o apoio de organizações ambientais e movimentos sociais”, diz.

Atividades
Promovido pela Faema em parceria com o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local (GTEAL), o objetivo do Ebea é socializar as práticas educativas formais e não formais relacionadas ao meio ambiente. Por isso, durante estes dois dias, o evento vai contar com apresentações de trabalhos desenvolvidos pelas unidades de ensino de Blumenau e da região com o tema Educação Ambiental.

Programação

21/6 – quarta-feira
8h - Café de abertura (auditório da biblioteca)
8h30 - Apresentação cultural - coro da Etevi
9h - Palestra de abertura "Histórico e perspectivas da educação ambiental crítica no contexto escolar"
11h - Visita à exposição (tenda) e espaços interativos (saguão do bloco A)
12h - Almoço
13h30 - Apresentação cultural da banda da EBM Machado de Assis
14h - Visita à exposição (tenda) e espaços interativos (saguão do bloco A)
14h30 - Minicurso de formação para educadores "Metodologias e vivências de educação" ambiental na sala de aula", com Carlos Frederico Loureiro (Professor/UFRJ), (auditório do bloco J)
16h - Café
17h30 - Encerramento.

22/6 – quinta-feira
8h15 - Peça teatral "O amigo da onça" (auditório da biblioteca)
9h às 10h30 - oficinas:
- Aves nos fragmentos urbanos de Blumenau (sala J 500)
- Plantei um broto na casca do ovo (sala J 504)
- Reaproveitamento da matéria orgânica utilizando composteira (sala J 507)
- Resgatando saberes e hábitos para se ter mais saúde através do uso de plantas medicinais (tenda)
10h30 - café
10h45 - socialização de experiências de educação ambiental no ensino fundamental e médio (sala J 507) - Momento para professores compartilhar em ações e projetos que realizam ou realizaram nas escolas onde trabalham.
12h - almoço
13h30 - rodas de conversas:
- Escola sustentável/COM-VIDA (com os educadores José Sommer, Denise Maas Vieira, Jeane Pukall, Tauana Bonsenhor, Loiva Trombini e Daniela Tomio) (sala J 500)
- Saneamento básico em Blumenau: cenário atual e perspectivas (com Edi Bortoli/Odebrecht Ambiental, Artur Uliano/Samae, Luiz Dias/engenheiro sanitarista da Faema e Lauro Bacca/ambientalista) (sala J 504)
- Mobilidade urbana (com Giovani Seibel/ABC/Mais Bicicletas, Bruno Wilwert Tomio/Projeto Conhecer Pedalando e Renato Junge/JungeBelli Arquitetura/Acaprena/ABC) (sala J 507)
14h30 - visita à exposição (tenda) e espaços interativos (saguão do bloco A)
15h - café
15h15 - oficinas:
- Horta orgânica (sala J 500)
- Restauração para a vida (sala J 507)
- Soluções caseiras para higiene e limpeza (sala J 504)
- Resgatando saberes e hábitos para se ter mais saúde através do uso de plantas medicinais (tenda)
16h30 - apresentação musical - Leo Vieira
17h - encerramento.

 

Assessor de Comunicação: Joni César 



postada em 21/06/2017 09:29 - 1810 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins