Google+


Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Blumenau tem novo presidente
Foram empossados 20 novos conselheiros, entre titulares e suplentes, e também eleita a nova mesa diretora para o período 2024/2026

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), vinculado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), empossou na quarta-feira, dia 27 de março, 20 novos membros, entre titulares e suplentes, que compõem a gestão 2024-2026. Na oportunidade, foram eleitos o presidente e vice-presidente do conselho.

O conselho é um órgão de caráter permanente, de natureza deliberativa e consultiva, responsável pela Política Municipal de Desenvolvimento Rural no Município de Blumenau. Foi criado em 1992, na administração do então prefeito Professor Victor Fernando Sasse.

Composto por 20 conselheiros, sendo sete representantes governamentais, um representante da Epagri, um representante da Cidasc, um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e 10 representantes dos trabalhadores rurais.

O ato de nomeação e posse da nova composição do CMDR foi presidido pela vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jefferson Voigtlander. A solenidade foi realizada nas dependências da Casa do Agricultor, na Vila Itoupava.

Para a presidência, foi eleito o conselheiro Rodrigo Capistrano Alves, diretor de Desenvolvimento Rural de Blumenau, que representa a Semmas e na vice-presidência, Márcio Schwanz, representante dos Trabalhadores Rurais de Blumenau.

Na atual administração, muitas foram as conquistas viabilizadas em parceria entre o conselho, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Intendência Distrital de Vila Itoupava, região que concentra a maior parte dos produtores rurais da cidade.

Além da aquisição de nova frota para a patrulha mecanizada, reforma da sede da diretoria rural no bairro Escola Agrícola, implantação da Casa do Agricultor na Vila Itoupava, também foram nomeados novos servidores aprovados em concurso público, e está em andamento o processo que visa construir galpão no pátio de máquinas da DDR/Semmas, garantindo segurança para a frota de veículos pesados da pasta.

"Assumo a responsabilidade de liderar o conselho com determinação e compromisso, visando o fortalecimento de projetos que beneficiem os agricultores da região de toda Blumenau. Juntamente com os demais conselheiros, trabalharemos para promover mais avanços na agricultura e assim propiciar atendimento de excelência para os produtores,” afirmou o novo presidente, Rodrigo Capistrano Alves.

As reuniões do CMDR são bimestrais, com calendário fixo aprovado pelos conselheiros. Os encontros geralmente são realizados na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Blumenau (STR), na Itoupava Central. A primeira reunião após a posse será realizada em 29 de maio deste ano, às 14h, no próprio STR.



postada em 01/04/2024 14:00 - 407 visualizações



Fotos