
Quando pensamos em adotar um animalzinho o tipo de comportamento é uma das questões analisadas. Por isso, desde a última semana, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por meio do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread), agora conta com a parceria do Comportamentalista de Animais, Caio Barboza.
O objetivo é de promover a sociabilidade do pet, reabilitar os animais que passam por traumas e podem apresentar comportamentos diferentes de acordo com a forma como foram tratados antes do acolhimento no Cepread. Além de ser uma ótima forma de evitar a ansiedade e o estresse nos bichinhos, tornando a relação com os humanos mais harmoniosa.
De acordo com o secretário da Semmas, Jefferson Voigtlaender, ter um comportamentalista de animais no Cepread proporciona uma série de benefícios para a relação entre os peludinhos e os futuros tutores. “As técnicas desenvolvidas podem corrigir alguns hábitos inapropriados e estabelecer uma relação saudável entre o cachorro e a família. Contar com a experiência de quase 20 anos do Caio Barboza no Cepread é maravilhoso. Tenho certeza que mais “aumiguinhos” serão adotados”, afirma.
Caio Barboza é adestrador e comportamentalista de animais há aproximadamente 20 anos e atuou nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. É membro da Federação Brasileira de adestramento de animais (FBAA), foi instrutor do canil na Guarda Civil da cidade de Valinhos, em São Paulo; treinador do cão Sheep para a Campanha da Seterb sobre conscientização no trânsito e atua na área de comportamento e adestramento em Blumenau e região.
“Minha missão no Cepread é ajudar os pets por meio de treinos, rotina e reforços, corrigindo certos hábitos e traços de personalidade. Auxiliar na identificação do perfil dos animais que serão adotados facilita a convivência futura com a família adotante. Quando o perfil do animal é compatível com o do futuro tutor o dia a dia torna-se mais prazeiroso. Com muito carinho e paciência, tanto os cachorros jovens quanto os mais velhos podem ser educados”, explica Caio Barboza.
Importante salientar que o adestramento será realizado exclusivamente nos animais abrigados no Cepread.
postada em 19/01/2022 14:22 - 644 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Animais do Cepread recebem treinamento
Parcão reabre após conserto das telas de proteçãoInscrições para as ações do Junho Verde encerram no dia 22 de maio
Abertas inscrições de ações para o Junho Verde em Blumenau
Semmas inicia preparativos para a Campanha do Agasalho Animal