Google+


SME supera marca de 200 doações de sangue para o Hemosc de Blumenau
Atletas, familiares e comunidade esportiva participaram da ação beneficente.

Nesta quarta-feira, dia 20, a campanha de doação de sangue promovida pela Secretaria Municipal do Esporte (SME) completa dois meses e celebra a marca de 206 doações. A campanha voluntária “SME Joga Junto” mobilizou atletas das mais variadas modalidades esportivas de Blumenau. Até agora, 206 pessoas doaram na ação que vai continuar durante o ano.

Com a quantidade de doações registradas até o momento, o Hemosc de Blumenau vai poder atender 824 pessoas - com os 92,7 litros – uma vez que, cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. A campanha teve como objetivo aproveitar o perfil saudável dos atletas das mais de 47 modalidades esportivas, que estão desde março em quarentena por conta da pandemia de Coronavírus.
 
Segundo o secretário, César Paulista, que também fez sua doação, essa foi a maneira encontrada pela SME de colaborar com a sociedade neste momento de pandemia. “O esporte é fator de transformação social, promove oportunidades e conecta as pessoas”, salienta que está orgulhoso do envolvimento de mães, pais, atletas e todos os apoiadores do esporte que tornaram essa ação um sucesso.

Entre as modalidades que mais levaram doadores ao Hemosc, está o Basquete Feminino Blumenau (BFB) com 21 doações feitas por atletas, familiares ou apoiadores da modalidade. O técnico, João Almeida Camargo, destaca o envolvimento da comunidade do basquete feminino na campanha beneficente. “Desde 2014, nós executamos várias ações durante o ano para fazer do basquete uma ferramenta de formação humana. É muito gratificante participar de uma ação como essa, onde a gente ajuda pessoas que não conhece”, afirma o treinador. 

As atividades esportivas e competições envolvendo a SME continuam suspensas, podendo sofrer alterações nos próximos dias, de acordo com as determinações do Governo Estadual e da Prefeitura de Blumenau.

A doação
Segundo o Hemosc, a doação consiste na retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, por meio de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente deve ser limpo e confortável e o material descartável. Todo o processo da doação de sangue leva em torno de 55 minutos. Doar sangue não dói, nem prejudica a saúde.

Estoque do Hemosc
A meta do Hemosc de Blumenau é de 80 doações por dia, e nas últimas semanas o número baixou para 50. Entre os tipos de sangue mais necessitados estão O- O+ A- A+. Por conta da pandemia de Coronavírus, o Hemosc está trabalhando com atendimentos agendados, para evitar aglomerações. Os interessados em doar sangue podem entrar em contato pelo telefone 47 3222-9800 ou para mais informações, acessar o site www.hemosc.org.br.



postada em 20/05/2020 16:27 - 335 visualizações



Fotos