Google+


Quase 70 idosos de Blumenau competem nos Jogos da Terceira Idade em Joinville
Fase decisiva do Jasti será entre 17 e 21 de abril, e município compete em sete modalidades

Foto: Eraldo Schnaider

Blumenau estará representada por 68 atletas na etapa estadual dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) 2026, que ocorre entre os dias 17 e 21 de abril, em Joinville (SC), e reúne competidores de todo o Estado na fase decisiva da competição.

A delegação do município participa de sete das 11 modalidades que terão disputas nos Jasti: atletismo, karatê, bocha feminina, dança popular, vôlei adaptado, canastra masculino e feminino e beach tennis.

A programação inclui ainda dança de salão, dança coreográfica, dominó e truco, contemplando diferentes perfis e níveis de prática esportiva. Nos jogos de 2025, o time de vôlei feminino da cidade conquistou o bronze.

Com atletas a partir dos 60 anos, os Jasti são reconhecidos por promover integração e bem-estar, reunindo participantes que encontram nas competições uma oportunidade de manter uma rotina ativa e fortalecer vínculos sociais. A equipe de Blumenau é formada pelos atletas e também por dirigentes das Secretarias Municipal do Esporte (SME) e da Família (Pró-família), que acompanham e apoiam os idosos durante toda a competição.

Para o Secretário do Esporte de Blumenau, Sérgio Galdino, os atletas da terceira idade “levam para a competição não apenas o desempenho esportivo, mas também histórias de dedicação, convivência e incentivo à qualidade de vida por meio do esporte”.

O secretário da Família, Telmo Duarte destaca a importância de incentivar a participação nos jogos. "Apoiar a participação dos nossos alunos em competições esportivas é investir no bem-estar e na qualidade de vida dos idosos. Investimento que resume o trabalho intenso que realizamos na Pró-Família. Sabemos que, independente de resultados, todos representarão muito bem a cidade de Blumenau".

A etapa estadual reúne atletas classificados nas fases microrregionais, realizadas em março. Organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), os Jogos Abertos da Terceira Idade registram em 2026 um número recorde de participantes, com mais de sete mil inscritos, representantes de 239 municípios catarinenses.



postada em 16/04/2026 12:57 - 293 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider