Google+


Atletas de Blumenau representam o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Karatê
Município terá dez representantes na Seleção Brasileira durante competição que será disputada na Colômbia

Blumenau terá dez atletas defendendo a Seleção Brasileira de karatê no Campeonato Sul-Americano da modalidade. Realizada entre os dias 17 e 20 de junho, em Cartagena, na Colômbia, a competição reúne cerca de 700 atletas de 14 países.

Dos atletas convocados, nove são da Associação Blumenau de Karatê (ABK), e um da equipe Vasto Verde/SME. Os representantes do município competirão na modalidade kumitê (luta), em diferentes categorias de idade e peso, e treinam com apoio da Secretaria Municipal do Esporte (SME). Blumenau é a cidade catarinense que mais contribuirá com atletas para a Seleção Brasileira.

Treinando na Associação Vasto Verde, sob a orientação do sensei Veroni Pereira, o atleta Yuri Curtius disputará a categoria sub-14 até 40 quilos. Já entre os destaques da equipe da ABK estão atletas que subiram ao pódio em competições internacionais recentes, como Manuela Araújo campeã sul-americana em 2025, e Rafaela Westphal, vice-campeã da mesma competição.

Também integram a delegação Gabriel Anacleto e Maria Eduarda e Sousa, campeões pan-americanos, e Manuela Jacomel, vice-campeã pan-americana em 2025, todos na categoria sub-14. A técnica da ABK e integrante das comissões técnicas das seleções catarinense e brasileira, Maike de Oliveira, destaca a preparação realizada ao longo da temporada e a experiência internacional de parte do grupo.

As disputas das categorias sub-14 e sub-21 ocorrem na quinta-feira, dia 18. Na sexta-feira, dia 19, será a vez da categoria júnior entrar em ação. Já as provas da categoria sênior estão programadas para sábado, dia 20.


Atletas de Blumenau convocados para a Seleção Brasileira

ABK/SME Blumenau

* Beatriz Laurentino – kumitê sub-14 (+52 kg)

* Gabriel Anacleto – kumitê sub-14 (até 50 kg)

* Lorenzo Rossi – kumitê sub-14 (até 55 kg)

* Manuela Araújo – kumitê sub-21 (até 68 kg)

* Manuela Jacomel – kumitê sub-14 (até 52 kg)

* Maria Eduarda e Sousa – kumitê sub-14 (até 47 kg)

* Pedro Tavares – kumitê júnior (até 68 kg)

* Rafaela Westphal – kumitê sênior (até 55 kg)

* Yasmin Moraes – kumitê sub-14 (até 47 kg)

Vasto Verde/SME Blumenau

* Yuri Curtius – kumitê Sub-14 (até 40 kg)



postada em 17/06/2026 13:19 - 422 visualizações



Fotos