Google+


Troféu centenário de bronze está em exposição na Secretaria Municipal de Cultura
Peça criada em 1907 por um escultor francês é entregue de forma rotativa aos melhores remadores do Estado

Um troféu de bronze criado em 1907, de cerca de 1,5m de altura, está em exposição na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais. O Troféu Transitório Adolfo Konder é uma peça de bronze criada pelo escultor francês Louis Domenech e é entregue aos melhores remadores de Santa Catarina. E a conquista veio com o atleta do Clube Náutico América, Daniel Passold Filho, que venceu a prova do single skiff na classe aberta no fim de outubro, na última etapa do Campeonato Estadual.

O Troféu Adolfo Konder, uma tradição com mais de 90 anos, foi oferecido pelo então governador de Santa Catarina, Adolfo Konder, em 1930. Originalmente, ele era entregue ao vencedor da prova individual conhecida como Campeonato Remador. Desde 1932, o troféu se tornou a cobiçada premiação da prova de single skiff, com posse transitória, ou seja, fica com o vencedor ou com o clube até a próxima prova.

A peça ficará exposta no local até o fim do ano, segundo o secretário Sylvio Zimmermann. “É um reconhecimento à importância histórica do Troféu Adolfo Konder, proporcionando aos admiradores do esporte e da arte a oportunidade de conhecer mais de perto esse símbolo significativo”, contou.

O Clube Náutico América é um dos mais tradicionais do país no remo e tem apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e do Programa Bolsa Desportista.



postada em 17/11/2023 10:58 - 732 visualizações



Fotos