Google+


Tanz-und Spielgruppe Gartenstadt ensaia na Rota de Lazer
Grupo folclórico estará na Rua XV de Novembro neste domingo, dia 21, em comemoração à Semana da Imigração Alemã.

O Tanz-und Spielgruppe Gartenstadt volta à Rota de Lazer neste domingo, dia 21. A apresentação começa às 10h, na Rua XV de Novembro, altura do número 693 (Café Paris/agência Banrisul), e vai contar com reverência especial à tradição germânica em comemoração à Semana da Imigração Alemã. A iniciativa busca aproximar a comunidade da cultura, do folclore e das tradições.

O Gartenstadt costuma se apresentar com dois trajes folclóricos históricos. O primeiro é um traje pomerano, e sua história tem origem na região de Jamund/Köslin, aproximadamente da década de 1850. O segundo é o traje de Betzinger, considerado um dos mais importantes do Estado de Baden-Württemberg. Esse traje é proveniente da região conhecida como a mais fértil da Alemanha, cuja capital é Stuttgart - a famosa Floresta Negra e o Lago de Constança são seus maiores atrativos.

Fundado em 2 de junho de 1996, o grupo é do tradicional Grêmio Esportivo Olímpico. Conta com 70 integrantes, divididos nas categorias infantil, juvenil e adulto. Tanz-und Spielgruppe Gartenstadt significa "Grupo de Danças e Entretenimentos Cidade Jardim", uma clara homenagem a Blumenau, com a adoção da carinhosa referência ao município.

Tradição
A Rota de Lazer é um evento tradicional de todos os domingos na Rua XV de Novembro. A iniciativa reserva o trecho entre a Nereu Ramos e a Amadeu da Luz, das 8h às 17h, para caminhadas, ciclismo e passeios com animais de estimação. Esse programa de responsabilidade da Fundação Cultural também destina a cada edição espaço para que um grupo folclórico apresente o seu trabalho.

As apresentações folclóricas decorrem da parceria firmada com a FCBlu, Associação Folclórica dos Grupos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG), Sindilojas Blumenau, Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, Empório Frozen e Samae. A intenção é ampliar as apresentações na Rota de Lazer. Para isso os organizadores buscam novos apoiadores financeiros que possam incentivar os grupos. As empresas e pessoas interessadas em juntar-se ao projeto podem fazer contato pelo e-mail cultura@fcblu.com.br.

Saiba mais

Rota de Lazer
Onde: Rua XV de Novembro
Quando: domingo, dia 21 de julho
Horário: das 8h às 17h
Classificação etária: livre
Entrada: franca

Ensaio aberto do Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt
Onde: Rua XV de Novembro, altura do nº 693 (Banrisul/Café Paris)
Horário: 10h
Quanto: gratuito

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 19/07/2019 08:55 - 520 visualizações



Fotos
  • Foto: João Marcos Dantas / Divulgação
  • Foto: João Marcos Dantas / Divulgação