Google+


Sérgio Adriano H traz a Blumenau a intervenção urbana "Não consigo respirar"
As obras do artista foram expostas em frente à Secretaria de Cultura de forma a incentivar a interação com os pedestres.

O artista Sérgio Adriano H voltou ao Museu de Arte de Blumenau (MAB),  parceiro no projeto de circulação da intervenção urbana "Não consigo respirar". Blumenau está entre as sete cidades contempladas para receber o artista. A conquista do Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Artes 2020, conduzido pelo governo do Estado, possibilita ao artista fazer o que ele denomina como intervenção urbana/exposição/ação, quando expõe na rua, diante de uma instituição ou em praça pública.

Os trabalhos foram selecionados pelo curador Claudinei Roberto da Silva e ficaram expostos nesta terça-feira, dia 24 de maio, no período das 9h às 14h, na Rua XV de Novembro, em pleno Centro Histórico.

As dez fotografias (80x120 cm), instaladas na fachada do prédio da Secretaria de Cultura, que constituem o projeto, são fotoperformances da série “Ar Branco e Puro”, produzids em 2020 durante o isolamento social imposto pela pandemia da covid-19. Nestes autorretratos, faz referência à máscara de Flandres, peça para cobrir o rosto, fabricada com folhas de flandres e usada no período da escravidão no Brasil para impedir a alimentação dos escravos.

Com materiais ordinários do cotidiano, como sabão, garfo, faca, tijolo, brocha e cédulas de dinheiro em real e dólar, o artista estabelece analogias entre o passado e o contemporâneo para chamar a atenção sobre o ser negro no Brasil.

O artista produz desde 2011 e já conta com mais de 120 exposições individuais e coletivas no universo da arte contemporânea afrodescendente. O corpo, a palavra e a história são ferramentas discursivas que também incorporam a cidade, o percurso e o diálogo com o público. Ao discutir vida e morte, o tempo/espaço, Sérgio aproxima arte e filosofia e faz pensar de modo singular sobre as injustiças.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 24/05/2022 14:43 - 326 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC