Google+


Prefeitura lança projeto para criar memorial dedicado à história gráfica de Blumenau
Parceria com Associação dos Amigos do Arquivo Histórico pretende viabilizar a criação do Memorial da Tipografia de Blumenau

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), e a Associação dos Amigos do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva assinam, na próxima semana, o contrato do projeto que prevê a criação do Memorial da Tipografia de Blumenau. O evento será realizado na terça-feira, dia 16, às 15h30, no Salão Nobre.

A iniciativa prevê a restauração dos equipamentos gráficos doados ao município nos anos 1970 pelo então proprietário do Jornal A Nação, Honorato Tomelin. Também estão previstos investimentos no prédio da antiga gráfica, localizada aos fundos da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller.

Na primeira etapa, a proposta viabiliza a restauração dos equipamentos de linotipos, tipografias, prensas e todas as ferramentas que compõem o parque gráfico da SMC. A expectativa é que em 2027 seja possível programar as primeiras ações culturais no parque gráfico restaurado. O maquinário renovado permitirá o retorno das atividades, como das publicações e ações culturais e de educação patrimonial.

Para o secretário municipal de Cultura, Sylvio Zimmermann, qualificar a edificação da antiga gráfica, junto à restauração dos equipamentos, retomando a produção artesanal de material impresso e editorial, será um marco para a cidade e um legado para a história. “Há anos que eu planejo este momento, estou muito entusiasmado com esta possibilidade. Sou especialmente grato aos patrocinadores que financiaram a contratação da empresa que vai elaborar os projetos de captação de recursos.”

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 11/09/2025 08:54 - 316 visualizações



Fotos
  • Foto: Mariana Girardi/SMC
  • Foto: Mariana Girardi/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Mariana Girardi/SMC
  • Foto: Mariana Girardi/SMC
  • Foto: Mariana Girardi/SMC
  • Foto: Mariana Girardi/SMC
  • Foto: Mariana Girardi/SMC
  • Foto: Mariana Girardi/SMC
  • Foto: Maria Vitória Lobe/SMC
  • Foto: Maria Vitória Lobe/SMC
  • Foto: Maria Vitória Lobe/SMC
  • Foto: Maria Vitória Lobe/SMC