Google+


Projeto Contos e Encontros do mês retratou o 'amor'
Participantes conversaram nos idiomas alemão e português em torno desse assunto que é motivo de comemoração anual no mundo inteiro.

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, através da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, promoveu na noite de quarta-feira, 24 de maio, mais uma edição do "Contos e Encontros: Einen Kaffee mit Freunden...” O projeto busca manter viva a língua alemã de uma forma leve e informal,  incentivando a prática durante um "café entre amigos”, trazendo temas do dia-a-dia e envolvendo todos os participantes com os assuntos selecionados.

O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto, considera a iniciativa admirável. “Manter viva uma língua estrangeira, como o alemão, pode ser um desafio, especialmente quando não há muitas oportunidades de prática no dia a dia”, salienta. “Ao promover encontros informais, o projeto cria um ambiente descontraído e acolhedor para incentivar a prática da língua alemã. É uma forma divertida e eficiente de manter vivo o idioma e a cultura.”

Para a edição desta semana, a mediadora Hanelore Sandner Campregher e a equipe da biblioteca escolheram como tema “Contos e Encontros. Einen kaffee mit Freunden... Ich liebe dich! A magia do amor está no ar”. “Entre os assuntos relacionados ao tema, os participantes trabalharam com abordagens e nuances relacionadas às comemorações do Dia dos Namorados em datas diferentes”, destacou a gerente da biblioteca Cristina Carvalho. “Mundialmente a data mais famosa das celebrações é 14 de fevereiro e é conhecida como Valentine's Day nos países de língua inglesa, e Día de San Valentín nos países de língua espanhola. Em nosso país Brasil, as celebrações ocorrem no dia 12 de junho. A mediadora explicou os motivos dessas variações”.

Os participantes também trouxeram tarefas previamente estabelecidas, dando a eles a oportunidade para contar algo relacionado ao tema amor. “Foram momentos especiais e mágicos que envolveram todos os presentes, ao som de músicas, bate-papo e também de criações, no caso consequência da prática de origami, que  é a arte da dobradura. Todos elaboraram corações e cartões que representaram o tema amor”, concluiu Cristina Carvalho.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 25/05/2023 17:05 - 513 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC