Google+


Projeto Contos e Encontros destaca atividades lúdicas
Depois do período de férias, biblioteca municipal retoma ação voltada para a difusão da língua alemã.

Foto: Cristina Carvalho/Divulgação

A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller promoveu na última quinta-feira, dia 15 de fevereiro, o primeiro Contos e Encontros: Einen Kaffee mit Freunden de 2024. Os participantes da iniciativa desenvolveram tarefas relacionadas aos idiomas alemão e português, e revelaram suas expectativas que deveriam ser consolidadas ao longo do ano passado. O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann, prestigiou o primeiro encontro do ano.

Em um ambiente de descontração, a mediadora Hanelore Sandner Campregher coordenou as atividades lúdicas, tendo como foco a difusão das línguas alemã e portuguesa. Os grupos elaboraram belas histórias com as imagens disponibilizadas. “Presenciamos momentos especiais de alegria. A primeira atividade da noite foi abrir a cápsula do tempo, com textos escritos em 2023 pelos participantes da ação com as expectativas para o ano que se encerrou”, destacou a gerente da biblioteca Cristina Carvalho.

Hanelore entende que nesses sete anos o projeto se consolidou como um marco de encantamento. “A ação proporciona interação não só com o idioma dos colonizadores, como também com a cultura e a história alemã que está interligada com nossa história”, disse. “Construímos nesses sete anos um sentimento de pertencimento motivado pelas histórias e memórias que foram edificadas. Laços de amizades nasceram e foram mantidos e, acima de tudo, a língua, a história e a cultura são preservadas de forma leve, acolhedora e o melhor, com cheirinho de café e gostinho de cuca. Esses momentos fazem cada encontro ser tão especial”, concluiu.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 19/02/2024 16:58 - 995 visualizações



Fotos
  • Foto: Cristina Carvalho/Divulgação
  • Foto: Cristina Carvalho/Divulgação
  • Foto: Cristina Carvalho/Divulgação
  • Foto: Cristina Carvalho/Divulgação
  • Foto: Cristina Carvalho/Divulgação