Google+


Projeto Bauernmalerei resgata antiga tradição alemã
Sandra Bugmann ensina no dia 4 de dezembro as técnicas da pintura folclórica usadas pelos antepassados dos camponeses dos Alpes europeus.

A artista Sandra Bugmann ministra aula de pintura folclórica alemã no dia 4 de dezembro, das 9h às 12h, no Espaço do Instituto Bia Wachholz (Rua Pastor Oswaldo Hesse, 1.174, Bairro Ribeirão Fresco). A oficina faz parte do projeto Bauernmalerei: Resgate de uma Tradição, aprovado pelo 2º Prêmio Herbert Holetz, patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau. A ação gratuita destina-se às mulheres atendidas pela instituição e colaboradoras.

O Instituto Bia Wachholz dedica-se a prestar apoio técnico, jurídico e assistencial a mulheres e adolescentes vítimas de violência e maus tratos. Desenvolve ações de conscientização a respeito de agressões domésticas, incentivando e promovendo o debate para garantir os direitos de cidadania, justiça, trabalho, emprego e geração de renda da mulher e da família.

Bauernmalerei é uma antiga técnica de pintura folclórica que surgiu entre camponeses dos Alpes europeus, na região onde hoje é a Alemanha. Neste projeto, o objetivo é fazer o resgate dessa forma de pintura que remete aos colonizadores alemães que contribuíram para a criação das cidades e da cultura da região do Vale do Itajaí.

 

Pintura camponesa

 

A tradução livre de Bauernmalerei é Pintura Camponesa. Relatos indicam que durante os longos e frios invernos, os camponeses, refugiavam-se em suas casas e dedicavam-se a essa pintura para trazer cor e alegria para o interior dos lares, esperando a primavera que viria. Assim, essa pintura representa dedicação, perseverança e a esperança de que a vida vai renascer mesmo após longos invernos. “Essa vontade de buscar o belo, de transformar objetos do cotidiano em peças significativas e coloridas é o que mais me encanta no Bauernmalerei” afirma, Sandra. “Percebo que, durante as oficinas, aos poucos, as pessoas vão relaxando, começam a conversar e contar histórias. E ver as pessoas alegres com as suas pinturas, é muito gratificante”.

O caráter folclórico e características de espontaneidade e gestualidade, tornam essa técnica acessível a pessoas sem experiência e conhecimentos prévios na área de pintura. Além disso, por tratar-se do resgate cultural de uma técnica relacionada com a origem germânica, particularidade relevante ao turismo regional, apresenta-se propícia como atividade geradora de renda no âmbito da Economia Criativa e desenvolvimento de uma linguagem original para produtos artesanais.

 

Saiba mais

 

Oficina de Pintura Bauernmalerei, com Sandra Bugmann

Local: Espaço Instituto Bia Wachholz

Data: 4 de dezembro

Horário:das 9h às 12h

Obs.: As vagas são destinadas exclusivamente às participantes do Instituto Bia Wahholz e colaboradoras da instituição

 

Acompanhe nas redes:

 

www.youtube.com/sandrabugmann

https://www.instagram.com/bugmannsandra/

Bauernmalerei: Resgate de uma Tradição:

https://www.youtube.com/watch?v=D_B4ouredPw&t=1464s

Bauernmalerei: Demonstração de pintura:

https://www.youtube.com/watch?v=bLeO-xwbiF8&t=391s

 

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 23/11/2021 16:06 - 156 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação