Google+


Projeto da Secretaria de Cultura leva objetos históricos para idosos da Pró-Família
Artigos históricos são apresentados como forma de estimular as lembranças do passado

Idosos atendidos pela Secretaria da Família (Pró-Família) participaram na terça-feira, dia 17, da primeira edição do projeto "Os objetos falam". Nessa atividade, o público teve contato com itens antigos preservados nos museus de Blumenau. A proposta tem por objetivo estimular a busca de lembranças, permitindo aos idosos uma volta ao passado familiar.

A diretora do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, professora Sueli Petry, repassou informações técnicas de cada um dos artigos e conversou sobre os tempos em que eles eram crianças ou viviam os desafios da juventude. Todo esse trabalho tem como fundo a valorização das memórias dos frequentadores da Pró-Família.

A próxima etapa é proporcionar aos idosos uma visita educativa aos museus históricos mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) – Hábitos e Costumes, Família Colonial e Mausoléu Dr. Blumenau.

Essa iniciativa que aproveita de forma educativa os objetos expostos nos museus vai ao encontro das metas da Pró-Família, que busca possibilitar o acesso às atividades que contribuem para o processo de desenvolvimento e envelhecimento ativo e saudável. E o projeto "Os objetos que falam” possibilita o reencontro com as lembranças, uma importante forma de integração familiar capaz de motivar a autoestima por meio das atividades socioeducacionais.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 17/06/2025 18:09 - 469 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider/Secom
  • Foto: Eraldo Schnaider/Secom
  • Foto: Eraldo Schnaider/Secom
  • Foto: Eraldo Schnaider/Secom
  • Foto: Eraldo Schnaider/Secom
  • Foto: Eraldo Schnaider/Secom
  • Foto: Eraldo Schnaider/Secom