A prefeitura de Blumenau, sob a organização da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), promove nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, evento alusivo à passagem dos 125 anos de falecimento do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau e os 200 anos do luteranismo no Brasil. A programação histórica e aberta ao público começa às 10h no Mausoléu construído às margens do Ribeirão Garcia em homenagem ao fundador da colônia, no Centro Histórico.
Foi em 1850 que o filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau obteve do Governo Provincial uma área de terras de duas léguas para estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus. Em 2 de setembro de 1850, os primeiros colonos chegaram ao local onde hoje fica a cidade. Muitos outros imigrantes atravessavam o Oceano Atlântico em veleiros de companhias particulares. E assim foi crescendo o número de agricultores, povoadores e cultivadores dos lotes, medidos e demarcados ao longo dos rios e ribeirões que banhavam o território da concessão.
Na época, a região de Blumenau era habitada por indígenas Kaigangs, Xoklengs também denominados Botocudos e, mesmo antes da fundação da Colônia Blumenau, já havia famílias estabelecidas na região de Belchior, nas margens do ribeirão Garcia e do Rio Itajaí-Açú.
De acordo com o Portal Luteranos, a história da Comunidade Evangélica de Blumenau – Paróquia Luterana Blumenau Centro inicia com a vinda dos primeiros imigrantes, que chegaram ao Brasil no dia 2 de setembro de 1850, pois todos eram evangélicos-luteranos. Com eles, o Dr. Blumenau, que também era evangélico-luterano, celebrou culto no Galpão dos Imigrantes já no primeiro domingo após a chegada.
Sete anos mais tarde, em 1857, chegou o primeiro pastor para atuar junto aos imigrantes evangélicos-luteranos estabelecidos no Vale do Itajaí. Nnaquele ano, já somavam mais de mil pessoas na colônia.
O pastor Rudolf Oswald Hesse celebrou seu primeiro culto no dia 9 de agosto de 1857. Esse dia foi fixado como data de fundação da Comunidade Evangélica de Blumenau. Posteriormente celebrou cultos na região até 1879, quando faleceu. Sua comunidade abrangia toda a área que hoje compõe o Sínodo Vale do Itajaí. Da Comunidade Evangélica de Blumenau partiram os imigrantes para todo o Vale e Alto Vale do Itajaí e, por um longo período, eles foram acompanhados pelos pastores da comunidade que ofereciam serviços religiosos.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
postada em 28/10/2024 14:47 - 504 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Programação histórica homenageia Dr. Blumenau e o luteranismo
Exposição no Museu de Arte explora a realidade artificialMAB seleciona gravuras do acervo para a 5ª Temporada de Exposições
Rota de Lazer amplia horário e passa a funcionar até as 19h
Solenidade lembra 200 anos da imigração alemã