
As artistas Ester Graf, Camila Pimenta, João Alves Jr. e Rafael Koehler pesquisam a história da Temporada Blumenauense de Teatro (TBT) no projeto TBT Trajetória. As descobertas contidas no capítulo 2, que trata do movimento entre os anos de 2010 até 2014, começam a ser divulgadas no dia 24 de janeiro. O projeto cultural é patrocinado pela prefeitura e pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau (SMC), por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau (FMAC).
TBT é um movimento cultural de grupos, companhias teatrais, artistas e produtoras atuantes em Blumenau. Em 2022, a TBT completa 17 anos de difusão da arte teatral na região, promovendo discussões mensais acerca do fazer teatral, ações de formação de plateia, apresentações de grupos locais e peças convidadas, promoção de festivais, oficinas e trabalhos de fortalecimento da rede de artistas.
O projeto TBT Trajetória - Capítulo 2 foi contemplado no 3º Prêmio Herbert Holetz, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, sendo uma proposta da ENTRE-teatroperformativo, Cia. artística que abarca os trabalhos e parcerias do professor Rafael Koehler, que coordena a pesquisa. O artista é um dos fundadores do Movimento TBT e faz esta pesquisa em parceria com as integrantes da Temporada: a produtora Camila Pimenta, e as artistas Ester Graf e João Alves Jr.
Resgate
A iniciativa dá continuidade ao resgate e registro da história do movimento. O capítulo 2 da investigação será disponibilizado para o público no site do Movimento TBT, na aba história, fotografias, filipetas, informações como ficha técnica, sinopse, entre outros materiais dos 49 espetáculos apresentados na TBT nos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014 e as atividades extras realizadas nesse recorte de cinco anos (rodas de conversa, oficinas, festivais, saraus, etc). É possível acompanhar um compacto da pesquisa no Instagram do Movimento TBT, onde serão publicadas semanalmente informações sobre as atualizações da pesquisa no site.
Além da pesquisa, estão previstos para março outras ações sobre a história do movimento: o lançamento de dois novos episódios do podcast TBT Trajetória com conversas das pesquisadoras e artistas participantes sobre os anos pesquisados, que estarão disponíveis no canal do movimento na plataforma Spotify (onde é possível ouvir os quatro episódios lançados em 2021).
Saiba mais
Acompanhe nas redes sociais
Instagram: www.instagram.com/temporadablumenauensedeteatro
Site: www.movimentotbt.art/blog
Contatos: (47) 9-9936-6967 (Camila Pimenta - produtora) e (47) 9-9963-8747 (Rafael Koehler)
E-mail: tbttrajetoria@gmail.com
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
postada em 17/01/2022 17:43 - 530 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Pesquisadores investigam a história do Movimento TBT
Visitas de estudantes movimentam o MAB neste sábadoExposição 'Tempo e Obra: Marcas e Memórias' está no YouTube
Projeto Contos e Encontros do mês retratou o 'amor'
Estudantes fazem Caminhada Cultural no Centro Histórico