Google+


Museus públicos promovem Tarde Cultural Outubro Rosa
Promoção aberta ao público movimenta a Fundação Cultural na próxima terça-feira, 16 de outubro.

Os museus da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) somam esforços com a Rede Feminina de Combate ao Câncer para divulgar o movimento Outubro Rosa, de prevenção e combate à doença. O objetivo é promover ações culturais que aproximem a FCBlu das mulheres que estão em fase de tratamento. Com esse intuito, os museus de Arte de Blumenau (MAB), da Família Colonial e de Hábitos e Costumes promovem nesta terça-feira, dia 16, o Café Cultural. O evento reunirá aproximadamente 50 convidadas da diretoria da Rede Feminina, voluntárias e mulheres em tratamento.

A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, apresentará o cenário histórico da cidade e as curiosidades sobre a origem da Oktoberfest de Blumenau. A Banda Municipal subirá ao palco com a formação típica para a Oktober e o público será convidado a cair na dança. “Para selar a parceria, será servido um saboroso café”, salienta a gerente do MAB, Mia Ávila. “Há cinco anos esse evento se repete na Fundação Cultural em clima de muita animação. Contagia as participantes que entram no ritmo, cantam, dançam e se confraternizam.”

Conscientização

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização promovida pelas entidades, dirigida à sociedade e em especial às mulheres, objetivando informar e alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome remete à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama, com o propósito de estimular a participação da população, empresas públicas e privadas e demais entidades.

O movimento surgiu em 1990, em Nova Iorque, na primeira Corrida pela Cura. Em 1997, as entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O mês de outubro foi escolhido para simbolizar as ações e  atualmente o Outubro Rosa é organizado em várias cidades de diferentes países.

Saiba mais

O que: Café Cultural - Parceria Museus da Fundação Cultural e Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau

Quando: Dia 16 de outubro, das 13h30 às 17h

Local: Espaço Elfy Eggert da Fundação Cultural de Blumenau

Programação

13h30: recepção das convidadas

13h45: abertura

14h: Conversa com a professora Sueli Petry

14h30: Apresentação da Banda Municipal de Blumenau

16h30: Confraternização - café

16h45: Encerramento

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 11/10/2018 16:15 - 150 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação / FCB