Google+


Museu de Hábitos e Costumes será revitalizado
Parceria com a iniciativa privada vai garantir as melhorias até o final deste ano.

Foi assinado nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, o Termo de Parceria Institucional com a RIC TV Record e a empresa Kröten Eco Tintas para a pintura da fachada e parte interna do Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau. O gerente comercial da empresa Elton Bussolo Gomes, e o jornalista Alexandre Pereira assinaram o documento junto com o secretário municipal de Cultura (SMC), Rodrigo Ramos. Grande parte das 22 mil peças do acervo representativo do universo do vestir, costurar, brincar, morar e viver em Blumenau, desde o fim do século XIX até a atualidade, foi doada pela colecionadora Ellen Vollmer.

 

A SMC trabalha agora para finalizar a parte da contratação da mão de obra do serviço. A intenção e renovar a pintura, recuperar alguns adornos e também pintar a parte interna. A expectativa é de que tudo esteja pronto até o fim do ano. Além da pintura, a área interna vai ganhar um painel grafitado com foco no acervo de moda existente no museu. “A ideia é criar mais um espaço para uso de atividades das mais diversas e incluir mais este painel grafitado no projeto da Rota da Arte Urbana de Rua de Blumenau”, comenta o secretário de Cultura Rodrigo Ramos. “Temos a intenção também de melhorar a sinalização indicativa para blumenauenses e visitantes”.

 

A Kröten Eco Tintas tem entre seus produtos uma linha especial para prédios históricos. Na lista de seus principais trabalhos está a pintura da Estação da Luz, de São Paulo, que novamente irá abrigar o Museu da Língua Portuguesa.

 

 

Iluminação

 

 

Outra parceria fechada nesta semana foi com a empresa Blumenau Iluminação. Uma das marcas que leva o nome da cidade pelo país, a empresa fez a doação de lâmpadas e luminárias em Lead para a Associação de Amigos dos Museus de Blumenau. Os materiais serão instalados no Museu de Hábitos e Costumes e em outros espaços, como o Museu dos Clubes de Caça e Tiro e Família Colonial. “Além de equipamentos modernos e mais seguros, as novas lâmpadas são mais eficientes gerando economia no consumo de energia elétrica”, destaca Rodrigo Ramos.

 

A secretaria está finalizando e aguardando a aprovação do Projeto Técnico do Preventivo de Incêndio do Museu de Hábitos e Costumes inaugurado em setembro de 2010. “Esta também será uma frente de trabalho, buscando parceiros para a implantação dos equipamentos necessários para garantir ainda mais segurança ao nosso acervo cultural existente e aqueles que usam esses espaços”.

 

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 10/10/2019 17:20 - 766 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação