Google+


Memória Digital: Mercado Público
Feirantes trocam a antiga sede localizada na Rua 7 de Setembro por novo prédio na região da Proeb.

As novas instalações do mercado público de Blumenau foram inauguradas no dia 19 de junho de 1986. Conforme informou Moacir Schmitt, da Secretaria da Agricultura do município, foram gastos na construção de duas lanchonetes, dois açougues, uma peixaria, uma floricultura e 62 bancas para os feirantes, além de 18 boxes para atacadistas, cerca de Cz$ 900 mil.

A obra com mais de 5 mil m² foi iniciada no segundo semestre de 1985. O imóvel ofereceu aos feirantes condições de trabalho melhores que a do mercado antigo. O novo mercado possui a maior parte da estrutura em alvenaria, disponibilizando dez bancas a mais que o da Rua 7 de Setembro. A mudança para as proximidades da Proeb, na Rua Humberto de Campos, contribuiu para desafogar o trânsito da Rua 7 de Setembro.

Além de ser protegido em épocas de enchente (acima de 12 metros), o novo mercado atendeu as aspirações dos feirantes e melhorou a vida dos consumidores. Hoje, o espaço continua sendo usado todas as segundas, quintas e sábados para a Feira Livre Municipal, que comercializa produtos caseiros e naturais, frutas, verduras e legumes livres de agrotóxicos, que são produzidos pela agricultura familiar, além de mudas, plantas e artesanato.

Na imagem, a antiga sede do mercado público.

(Fonte: Fundação Cultural de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Jornal de Santa Catarina, 7 de junho de 1986, pág. 13)



postada em 14/09/2018 08:30 - 144 visualizações



Fotos