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Memória Digital: Estradas do interior
Novos acessos ao interior do Estado começaram a receber investimentos em meados do século XIX.

A partir de meados do século XIX, há uma predominância de investimentos nas ferrovias e nos portos, porém não se deixou de investir na abertura e na expansão de caminhos e estradas. No interior do Brasil, onde não chegava o trem e não havia rios navegáveis, a necessidade urgente de encurtar distâncias e aproximar regiões obrigava as autoridades locais a reivindicar investimentos na abertura, construção e manutenção dos acessos. Essa era a realidade em diversas vilas e regiões de Santa Catarina que estavam surgindo ou se consolidando como centros urbanos. Portanto, as dificuldades eram enfrentadas diariamente pelos condutores e passageiros que precisavam se deslocar aos centros comerciais e para o interior com o intuito de lazer, transporte de mercadorias e negócios. A chuva, lama, buracos e acidentes eram constantes nas estradas de Blumenau. (Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Acervo iconográfico – Fundo Memória da Cidade – Comunicação e Transporte – Transporte – Veículos – automóveis 



postada em 03/12/2021 16:30 - 439 visualizações



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