Google+


Memória Digital: bairro Badenfurt
O antigo Passo dos Badenses fica nas margens do Rio do Texto.

O Bairro Badenfurt localiza-se a 15 quilômetros do Centro da cidade. Fica na confluência do Rio do Testo com o Itajaí-Açu, à margem do primeiro. Existia ali uma balsa que transportava passageiros e cargas do lado esquerdo, onde está a localidade, para a direita do Itajaí-Açu, e que nos tempos coloniais tinha grande movimento pois era passagem obrigatória para os que fossem de Blumenau para o Rio do Testo e vice-versa.

Ali se situaram colonos de Baden. Daí a origem do nome. O Dr. Blumenau cita, muitas vezes, em seu relatório, a localidade com a designação de “Passo dos Badenses”. Sua colonização começou a ser feita por volta de 1860. O Dr. Blumenau, no desenvolvimento de seu plano de colonização do Vale do Itajaí, mandou medir lotes urbanos para a sede de uma povoação, tendo destinado lotes para a igreja, escola e cemitério. Já em 1864 os colonos haviam construído uma pequena capela protestante, feita de palmitos e coberta de telhas. Como era grande o número de famílias evangélicas, resolveram estas fundar uma comunidade evangélica em 1864.

Pouco depois foi criada também uma escola de primeiras letras pela comunidade escolar, escola essa que Lauro Müller frequentou durante um ano. Há também uma Capela Católica. Seus habitantes são colonos ativos e trabalhadores. A fábrica de conservas alimentícias da firma Hemmer (1915) está localizada na região.

A Igreja Evangélica foi inaugurada em 7 de julho de 1872, como comunidade autônoma. Os terrenos de Badenfurt começaram a ser povoados em 1862, tendo-se, já em 1861, feitas as demarcações de lotes. Na imagem de 1940, vemos a Igreja do Badenfurt, localizada na Rua Heinrich Hemmer.

(Fonte: Fundação Cultural de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva/ Ficha temática / EIMER, Edith Sofia (trad.) Um pouco de história da Comunidade Evangélica de Badenfurt. Blumenau em Cadernos 32 (6): P.160, Junho 1991)



postada em 14/09/2018 15:29 - 85 visualizações



Fotos