Google+


Memória Digital é opção de pesquisa na quarentena
Informações históricas de Blumenau podem ser acessadas nas redes sociais e no site da Secretaria Municipal de Cultura.

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau (SMC) tem entre os principais objetivos formular, coordenar e executar programas de incentivo ao setor, estimular a pesquisa, apoiar instituições ligadas ao segmento, incentivar a produção e a divulgação de eventos e integrar a comunidade às atividades culturais.

Outro ponto em destaque é a preservação da memória histórica da comunidade. E para isto, em época de constante avanço tecnológico, uma iniciativa coordenada pelo Arquivo Histórico José Ferreira da Silva coloca à disposição na internet publicações que resgatam o passado dos blumenauenses. Trata-se da Memória Digital, uma proposta que circula nas redes sociais de segundas-feiras a sábados com fatos que marcaram o passado.

Na última década, a coluna destacou personalidades que marcaram a sociedade no mundo da música, educação, arquitetura, esporte, indústria, comércio, construção civil, política entre outros setores. As notas informativas com fotos podem ser lidas no site da SMC, no perfil do Facebook e também no Twitter.

A iniciativa divulga fotos de acontecimentos e documentos histórico-culturais relacionados à cidade, extraídos do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva com o intuito de conectar acontecimentos passados a eventos presentes de relevância geral. “O projeto é hoje um importante instrumento de socialização e reflexão sobre a vida cotidiana de Blumenau”, observa o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Ramos. “As imagens revelam o modo de fazer e pensar das pessoas que aqui vivem. Dos temas mais variados, as imagens abordam curiosidades principalmente das pessoas que ficam no anonimato.”

Edição inicial

A primeira edição digital disponível no site da SMC pode ser encontrada no dia 28 de janeiro de 2014. Na ocasião, a coluna Memória Digital apresentou a história e a foto do primeiro Mercedes-Benz que circulou no município. A nota informava que Cia. Comercial Schrader, concessionária da marca, havia lançado em janeiro de 1959, em Blumenau, o primeiro ônibus da marca. O modelo bastante confortável foi apelidado carinhosamente pelos usuários de “gostosão”. Para marcar o feito, foi oferecida uma “churrascada” no Tabajara Tênis Clube, com a participação das autoridades e da imprensa. De lá em diante, circularam pelas redes da Secretaria Municipal de Cultura fotos antigas da cidade, de pessoas que marcaram época entre tantas outras memórias.

Saiba mais

Onde encontrar:

Site: https://www.blumenau.sc.gov.br/governo/fundacao-cultural

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeblumenau/

Twitter: https://twitter.com/fcblu

Link da primeira publicação disponível online: https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/onibus-gostosao-chega-a-blumenau70

 

Público-alvo: pesquisadores e população em geral

Classificação indicativa: livre

Periodicidade: diária, de segunda-feira a sábado

 

Arquivo Histórico José Ferreira da Silva

Endereço: Alameda Duque de Caxias, nº 64, Centro, CEP 89015-010 – Blumenau (SC)

Contatos:

E-mail: arquivohistorico@fcblu.com.br

Fone: (47) 3381-7514

 

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 10/07/2020 15:17 - 438 visualizações



Fotos