Google+


MAB tem noite de lançamento de livros
A 1ª Temporada de Exposições do ano começa nesta quinta-feira com cinco mostras de arte e lançamento de livros.

A 1ª Temporada de Exposições do ano do Museu de Arte de Blumenau (MAB) começa nesta quinta-feira, dia 14 de março, com cinco mostras de arte e lançamento de três livros. A noite festiva contará com a tradicional conversa com os artistas, homenagens e apresentação dos músicos da Banda Municipal de Blumenau. As visitas às exposições podem ser feitas até 5 de maio, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

“A casa que me faz bem”, de autoria de Maurílio Bugmann, é uma das obras que serão apresentadas ao público. O livro é resultado da pesquisa de mestrado e da experiência de mais de 20 anos do autor com Design de Interiores e aborda, entre outras questões, a essência do que realmente contribui para o bem-estar em diferentes tipos de ambientes.

A outra atração da noite é o livro “Elke Hering: crítica, circuito e poética”, de autoria de Daiana Schvartz. A publicação apresenta a produção da artista blumenauense Elke Hering (1940-1994) com ênfase nas décadas de 1960 e 1970. Os 37 anos dedicados às artes visuais resultaram num extenso acervo de documentos que foram estudados pela pesquisadora e organizados em três capítulos que abordam seu percurso nas primeiras décadas de vida artística. O livro foi financiado pelo Edital Municipal de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas do Município de Chapecó/2018.

Em “Percepções”, Luís Bogo escreve sobre objetos bem concretos - espelho, pente, viaduto -, mas, indiretamente, desvenda aspectos sutis da alma dos humanos, esses seres que passam a vida rodeados de tantas coisas que às vezes não percebem que a coisificação é prejudicial para a psique. “O melhor de tudo no livro é que o autor consegue tratar das contradições da vida moderna com muito humor. Humor discreto, que contém sabedoria. Textos curtos em livro de poucas páginas: o que parece fácil na verdade é muito difícil, para quem escreve. E Bogo escreve bem, pois consegue a proeza da concisão, da exposição de múltiplas ideias e sensações sem prolixidade”, escreve Victor Leonardi. “Para escrever este livro, deixei que minha percepção aflorasse e focasse sobre os objetos e as coisas aparentemente inertes; até concluir que até mesmo um poste ou uma pedra da calçada podem influenciar teu dia, teu humor e tua alma, embora não se movam”, conclui o Luís Bogo.

Acervo do MAB

A artista plástica Elke Hering será homenageada na abertura da 1ª Temporada de Exposições. Na sala que leva o seu nome, estarão expostas obras deste ícone catarinense que enriquecem o acervo do museu. A noite de abertura contará com o lançamento do livro "Elke Hering: crítica, circuito e poética", de autoria de Daiana Schvartz. A publicação reúne a produção da artista blumenauense com ênfase nas décadas de 1960 e 1970. A homenageada da noite nos deixou em 19 de fevereiro de 1994.

Em noite de homenagens, a sala Especial do MAB receberá o nome do Comendador da Cultural, bailarino e escultor Pedro Dantas, importante personagem da arte e cultura de Blumenau, falecido em 29 de janeiro aos 77 anos.

Saiba mais

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB
Data: 14 de março, quinta-feira
19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura da temporada, lançamento de livros e apresentação musical
Visitas: até 5 de maio, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: marque pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca

As exposições

Rogério Borges (PR): Mitoplasma
Samuel Caixeta (GO): Habilidades e dons
Pedro Gottardi (SC): Poiesis de um corpo [des] construído e [ex]posto)
Roseli Ritzmann (RS): Variáveis Estruturais


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 13/03/2019 13:54 - 207 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação